Assistência estudantil e qualidade de vida relacionada à saúde bucal: um estudo de coorte
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Date
2025-02-21Primeiro coorientador
Ardenghi, Thiago Machado
Primeiro membro da banca
Emmanuelli, Bruno
Segundo membro da banca
Dantas, Maria Conceição Borges
Terceiro membro da banca
Vasconcellos, Natália Boessio Tex de
Metadata
Show full item recordAbstract
O processo de democratização das instituições públicas de ensino e da própria sociedade brasileira busca a redução das desigualdades socioeconômicas. Além do acesso à educação gratuita, são necessárias ações que possam garantir a permanência dos estudantes. A Política Nacional de Assistência Estudantil visa promover o acesso, permanência e êxito na perspectiva de inclusão social e democratização do ensino através de um conjunto de ações, dentre elas assistência à moradia, alimentação, auxílios financeiros e atenção à saúde, nas universidades e institutos federais. Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia ofertam cursos de educação profissional técnica de nível médio em todo o país, visando atingir localidades distantes dos grandes centros e contam com um grande público adolescente matriculado em seus campi. Os adolescentes ingressantes na instituição, além de se encontrarem em um período de transformações biológicas e psicossociais significativas e de desenvolvimento de novos comportamentos em relação à saúde bucal, encontram-se em um cenário novo, muitas vezes, longe da família. Conhecer a percepção e o comportamento dos indivíduos em relação à sua condição bucal e a influência da saúde bucal sobre suas atividades diárias, oportuniza serviços e programas planejados. Portanto, o objetivo geral deste estudo foi verificar se o uso dos serviços de assistência estudantil ofertados através das ações da Política Nacional de Assistência Estudantil influencia a qualidade de vida relacionada à saúde bucal-QVRSB de estudantes do ensino médio integrado de um Instituto Federal do sul do Brasil. Foram convidados a participar todos os estudantes ingressantes no 1º ano do ensino médio integrado ao técnico em quatro campi. Foi realizada uma coorte prospectiva, com coleta de dados nos anos de 2023 e 2024. Os principais preditores foram a utilização do serviço odontológico e quantidade de serviços de assistência estudantil utilizados no campus onde o aluno estudava. O desfecho considerado foram os escores dos Impactos Orais no Desempenho Diário-OIDP (variável discreta) para a avaliação dos impactos que afetam o desempenho diário. Modelos multinível de regressão linear foram realizados para testar a associação entre o desfecho e os principais preditores, sendo estimado o coeficiente de regressão, seus respectivos erro-padrão e valores de “p”. Um total 199 adolescentes participaram do estudo, com taxa de retenção de coorte de 84%. Estudantes que não utilizavam os serviços de assistência odontológica apresentaram menores escores de OIDP ao longo do tempo (β=-0,53; p=0,01). No entanto, perdeu significância estatística quando incluída a variável de ajuste motivo de ida ao dentista (β=-0,17; p=0,59). Quanto maior o número de serviços de assistência estudantil utilizados, menores foram as médias de escore do OIDP (β=-0,98; p=0,03). À medida que aumenta os serviços utilizados pelos estudantes, reduz seus escores de OIDP em média 0,1. Os resultados ratificam a hipótese inicial de que quanto maior o número de serviços de assistência estudantil utilizados, maior a contribuição para a QVRSB do estudante. Os achados corroboram com o papel significativo das políticas de assistência estudantil e contribui para evidenciar a importância de sua execução em uma perspectiva integral, que proporcione uma trajetória escolar acolhedora e de oportunidades.
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