Proposta de modelo padrão de aquisição de contrastes e estruturas (PAC-E) para avaliação dos desvios fonológicos
Abstract
Esta pesquisa teve como objetivo fundamental associar ao modelo Padrão de Aquisição de Contrastes (PAC) a análise da estrutura silábica, permitindo a interação entre estrutura silábica e inventário segmental na aquisição fonológica. Com base nesse propósito, a pesquisa buscou descrever, ampliar e formalizar o modelo Padrão de Aquisição de Contrastes e Estruturas (PAC-E). Ainda, objetivou descrever e analisar dados de crianças com desvio fonológico à luz do modelo ampliado e verificar correlações entre as coocorrências nas diferentes estruturas silábicas. Para atingir tais objetivos, foram empregadas na ampliação três escalas de análise: no onset simples, Escala de Robustez para Traços de Consoantes (CLEMENTS, 2009); na coda, Escala de Robustez para Coocorrência de Traços de Consoantes (LAZZAROTTO-VOLCÃO, 2009); no onset complexo, Escala de Sonoridade de Clements e Hume (1995). Foram avaliados, os dados de 31 crianças, de ambos os sexos, com diagnóstico de desvio fonológico e provenientes de um banco de dados. A análise deu-se através de medidas de estatística descritiva e de correlação entre as variáveis (Coeficiente de Variação de Pearson), e por análise descritiva qualitativa dos sistemas fonológicos, com a amostra dividida em 5 grupos, constituídos de acordo com o número de etapas completas de aquisição previstas pelo PAC-E. A partir das três escalas de análise, obteve-se a ampliação e formalização do modelo PAC-E para o Português Brasileiro, o qual propõe que a aquisição fonológica do onset simples ocorra em quatro etapas, em que os contrastes mais robustos são adquiridos antes dos menos robustos; a da coda ocorra em quatro etapas, com as posições finais precedendo as mediais durante a aquisição, exceto com a líquida não-lateral em que a aquisição é concomitante; a do onset complexo ocorra em duas etapas, iniciando pela aquisição da primeira consoante do onset complexo e, em etapa posterior, há o domínio da estrutura independente da classe dos segmentos. A análise de dados dos 31 sujeitos com base no PAC-E verificou que todos haviam adquirido o contraste entre soantes versus obstruinte, o traço de ponto labial no contexto das plosivas e a contrastividade na classe das nasais. A classe com maior dificuldade no estabelecimento dos contrastes foi a das líquidas, sendo as não-laterais mais acometidas. As codas com os arquifonemas /N/ e /L/ e a posição final com o arquifonema /S/ não demostraram dificuldades, ao contrário da posição medial com esse arquifonema e as codas com o arquifonema /R/. No onset complexo, observou-se que a maioria das crianças optou pela não realização do segundo elemento preenchedor. Verificou-se que não há relação entre o domínio de contrastes mais iniciais e a aquisição das estruturas silábicas mais complexas. A análise das correlações relevou não haver relação entre o aumento de coocorrências positiva no onset simples e o aumento das correlações positivas nos demais constituintes silábicos. Conclui-se que a descrição com o PAC-E permite ao fonoaudiólogo visualizar se as dificuldades estão apenas no nível segmental, apenas no nível prosódico, ou em ambos, possibilitando ao terapeuta realizar uma avaliação mais aprofundada.