O currículo da classe hospitalar pioneira no Rio Grande do Sul
Resumo
A presente escrita acadêmica está filiada à Linha de Pesquisa da Educação Especial do Programa de Pós-Graduação em Educação, tendo como âncora a reflexão acerca dos processos escolares presentes na classe hospitalar, concebida como locus destinado ao fomento do ensino e da aprendizagem de alunos em tratamento de saúde. A legitimidade da ação dessas classes vem respaldada por políticas datadas desde 1994. Pelo histórico legal, percebe-se que as classes hospitalares são amparadas por aportes relativamente recentes e que o amadurecimento de sua vocação educacional dar-se-á na medida em que sejam executadas as recomendações que os documentos oficiais preconizam, bem como sejam ampliadas as discussões epistemológicas desta modalidade de ensino. A pesquisa teve como objetivo geral conhecer o currículo da Classe Hospitalar pioneira no Rio Grande do Sul para construir referencial educacional e como objetivos específicos: a) Identificar o processo de implantação e implementação da Classe Hospitalar pioneira no Rio Grande do Sul; b) Verificar os componentes da prática pedagógica na Classe Hospitalar; e c) Produzir conhecimento colaborativo para que novas políticas públicas atendam à demanda da classe hospitalar no Brasil. Para tal intento, a investigação trilhou os caminhos metodológicos da pesquisa qualitativa, tendo como lanterna sinalizadora a corrente de pensamento fenomenológica e, para honrar esta intencionalidade, reafirmaram-se as etapas da pesquisa educacional fenomenológica sinalizadas por Rezende (1990), que anuncia os três momentos associados aos três sentidos da palavra sentido: 1) momento da constatação descritiva da realidade; 2) momento da compreensão; e 3) momento de projeção-prospectiva. Na seleção da amostragem, foi obedecido o critério da amostra aleatória (sorteio simples) para a escolha de 1/3 dos sujeitos da pesquisa, totalizando seis professores. A coleta de dados utilizou o questionário para obter informações junto a eles, os quais são integrantes do Programa de Apoio Pedagógico (PAP) - pertencente à Escola Estadual Técnica em Saúde (ETS) - com atuação na Classe Hospitalar do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). As feituras educacionais do PAP anunciaram o empoderamento de descendência curricular crítica. Contudo, estas não ficaram paralisadas; há uma abertura consentida aos pressupostos advogados pela abordagem pós-crítica. As instâncias pedagógicas da classe alinhavam disciplinas escolares tradicionais; pluralidade de culturas; tecnologias de informação e comunicação; saberes sublinhados na diversidade social, étnica, de gênero e de religiosidade, bem como acréscimo de conhecimentos advindos da área da saúde e autocuidado. Sujeito político, solidário, conhecedor, inventivo, cidadão e livre, eis a entidade sonhada e tencionada por esta prática curricular. Portanto, a Classe Hospitalar pioneira no Rio Grande do Sul disponibiliza, em seu território de ensino, a aprendizagem de conhecimentos, valores e vivências, professando a tessitura de um currículo impregnado de vida.