Os sentidos da experiência escolar para jovens do ensino médio: um estudo em três escolas na cidade de Caxias do Sul/RS
Resumo
A presente tese se insere na temática Cultura Juvenil e Cultura Escolar, na Linha de
Pesquisa - Práticas Escolares e Políticas Públicas, do Programa de Pós-Graduação em
Educação da Universidade Federal de Santa Maria- UFSM/RS. A investigação visou a
compreender em que medida o jovem estabelece relações de sentidos quanto à experiência
escolar vivida no Ensino Médio. Desse modo, o trabalho teve como objetivo geral: analisar os
sentidos atribuídos pelos jovens em relação à sua experiência escolar do Ensino Médio. Os
objetivos específicos visaram a: compreender como a escola interage com as culturas juvenis
no espaço escolar; analisar, a partir da óptica dos estudantes, os sentidos da escola em suas
vidas; pesquisar as motivações encontradas pelos jovens em frequentar a escola e, por fim,
analisar as experiências que avaliam como importantes que são vividas no ensino médio em
relação à escola. A tese se alicerçou sobre a hipótese de que as atuais condições do Ensino
Médio por si só não oferecem sentidos para a população jovem, cabendo a cada um elaborar
sentidos a partir de suas próprias experiências. Os colaboradores selecionados para este
trabalho são oriundos de três (03) escolas de Ensino Médio (terceiro ano, uma turma de cada
escola), da cidade de Caxias do Sul: duas (02) escolas públicas estaduais, sendo uma (01)
localizada em bairro da região central da cidade e a outra escola em bairro afastado do centro;
e a terceira, uma (01) escola particular. A pesquisa desenvolveu um estudo de cunho
qualitativo. Procedeu-se a análise da escrita dos alunos, por meio da Análise Textual
Discursiva. A escrita dos alunos, constituiu-se na forma de e-mail sobre suas experiências
com o ensino médio, sobre o que consideram importante aprender neste nível de ensino e
sobre as experiências ali obtidas. Como referenciais teóricos destacam-se as contribuições
sociológicas de Dubet e análises teóricas de inúmeros pesquisadores de vertentes educacionais
e sociológicas que contribuem para a compreensão do ensino médio e das culturas juvenis
presentes nas escolas. A escola é, na perspectiva apresentada, uma grande fonte de
socialização, entendida como um processo contínuo de formação e preparo dos sujeitos
sociais, em que são postos em cena diferentes atributos para a vida em sociedade. Embora
alguns estudantes citem a paixão pelos estudos, o gostar de estudar, essa manifestação é
tímida em relação à maioria dos escritos dos jovens. Prevalece que estão na escola por
obrigação, ou em vista dos projetos de futuro, seja para dar continuidade aos estudos, ou para
se inserir no mundo do trabalho. Os jovens destacam a importância de se dar bem nos
estudos , de frequentar uma boa escola, ter uma boa formação.