A ciência dos manuais no campo da pesquisa em educação em ciências
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Date
2025-03-06Primeiro membro da banca
Fioresi, Claudia Almeida
Segundo membro da banca
Ilha, Gisandro Cunha
Metadata
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Este estudo tem como base os pressupostos e conceitos da epistemologia de Ludwik
Fleck, a qual considera que o processo de construção do conhecimento científico é
realizado de forma coletiva, a partir de Coletivos de Pensamento portadores de um
Estilo de Pensamento. Nessa perspectiva epistemológica, a circulação de ideias,
conhecimentos e práticas no campo científico ocorre a partir de quatro ciências, sendo
elas: Ciência dos Manuais, Ciência dos Livros Didáticos, Ciência dos Periódicos e
Ciência Popular, sendo a primeira o foco deste estudo. Nesse sentido, o problema de
pesquisa que permeia as discussões é: Como a área da pesquisa em Educação em
Ciências compreende o conceito Fleckiano de Ciência dos Manuais? Para atingir os
objetivos propostos e responder ao problema de pesquisa, este estudo foi
desenvolvido em quatro momentos, sendo eles: 1) Levantamento de teses e
dissertações produzidas em programas nacionais de Pós-Graduação que envolvem
Fleck e Educação em Ciências; 2) Construção de um panorama da epistemologia
fleckiana no campo da pesquisa em Educação em Ciências, evidenciando os
pesquisadores que mais orientaram teses e dissertações; 3) Entrevistas com os
pesquisadores mais relevantes evidenciados no item (2), visando caracterizar e
aprofundar as discussões sobre a concepção de Ciência dos Manuais na área de
pesquisa em Educação em Ciências e, por fim, 4) Compreensão da concepção da
área sobre Ciência dos Manuais, a partir das transcrições das entrevistas, teses e
dissertações. Diante disso, este estudo tem natureza predominantemente qualitativa,
sendo caracterizado como exploratório, explicativo e descritivo quanto aos objetivos e
como uma pesquisa bibliográfica quanto aos métodos empregados. No que concerne
a análise de dados, a mesma foi balizada pelos pressupostos da Análise Textual
Discursiva (ATD), em que emergiram as seguintes categorias: i) Manuais como “solo
firme” de um estilo de pensamento, ii) Manuais enquanto Handbooks, iii) Manuais
como instrumento para a formação, e, por fim, iv) Manuais enquanto livros didáticos
do Ensino Superior. Com base nas discussões dos resultados e com a proposição de
novas problematizações, evidenciou-se o importante papel desta dissertação na
própria compreensão epistemológica da área da pesquisa em Educação em Ciências
e a necessidade da proposição de novas pesquisas com esta temática na área.
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