Comunicação e educação superior pública: MEC_Conecta e Descubra UFSM como estratégias de comunicação e estímulo ao ingresso
Fecha
2024-12-06Autor
Melchior, Elise Fernanda Pozzobon
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
De acordo com o Censo da Educação Superior Brasileira, as taxas de ingresso correspondem a apenas 17,86% das vagas ofertadas para as instituições de ensino superior, relacionando um afastamento do público possível ingressante ao ingresso, principalmente nas instituições públicas. Neste sentido, objetiva-se a análise das estratégias de comunicação do Ministério da Educação e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para o estímulo ao ingresso na educação superior pública. Os objetivos específicos são: analisar a plataforma MEC-Conecta a partir dos pressupostos de Comunicação Pública; analisar o evento Descubra, a partir dos pressupostos de Comunicação Pública; analisar a percepção de estudantes do 3o ano sobre meios de comunicação e informação a respeito da educação superior. Para o alcance dos objetivos estuda-se as teorias de Comunicação Pública (Duarte, 2009) e Comunicação como Encontro (Peruzzolo, 2006), em uma comunicação com a centralidade no cidadão pelo diálogo com o outro, que garante os princípios do interesse público, e une os objetivos do público, das instituições e do Estado. A metodologia consiste na investigação qualitativa e quantitativa em torno de três objetos: informações e estratégias da plataforma MEC_Conecta, criada em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e uma equipe multidisciplinar da UFSM, como fonte unificada de informações qualificadas da educação superior; o evento Descubra da UFSM, através de observação, entrevistas despadronizadas e análise dos materiais entregues; e a percepção de estudantes do 3o ano do Colégio Politécnico da UFSM, através de questionários e entrevistas por Grupo Focal. Os principais dados demonstram a congruência das informações entre a plataforma e materiais entregues no evento, mesmo que haja uma grande variedade de informações de cada material e sugerem que a percepção dos estudantes podem ser consideradas para qualificar as estratégias comunicacionais destas instituições.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: