Gestão de políticas públicas educacionais na história de Frederico Westphalen: interiorização do ensino superior público
Resumen
O presente estudo pretende uma reflexão acerca de ações sociais e gestão de políticas educacionais que balizaram a interiorização do ensino superior público na região norte do Rio Grande do Sul, mais precisamente em Frederico Westphalen (RS), através do Centro de Educação Superior Norte do Rio Grande do Sul
(CESNORS). Com este intuito, objetivou-se analisar o seu processo de instalação, com foco nas políticas públicas do governo federal, que foram e têm sido
determinantes na interiorização, expansão e constituição do ensino superior no país, transformando estas realidades, considerando o contexto social histórico-cultural e político no qual a proposta foi gerada, sua história educacional em uma abordagem rápida, e sua concretização como pólo educacional regional. A metodologia adotada pautou-se em um estudo de caso de abordagem qualitativa, não deixando de lado o odo quantitativo, porém priorizando os aspectos qualitativos do processo. Concluise que a interiorização do Ensino Superior na região em questão vem a redesenhar o perfil sócio-cultural da mesma, proporcionando-lhe possibilidades anteriormente distantes, e tornando-a, notável dentro do cenário educacional, em nível nacional, e,até global, tudo isso, por se pensar em educação.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]