História oral de professores de terapia ocupacional: três vidas, três histórias, quatro cantos do Brasil
Resumo
Esta tese de doutorado em Educação foi desenvolvida na Linha de Pesquisa 1 Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós- graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Minha participação no grupo de pesquisa do CNPq Trajetórias de Formação GTFORMA levou-me ao interesse em investigar as trajetórias formativas percorridas pelos professores Terapia Ocupacional no Brasil. Assim, a pesquisa teve como objetivo geral investigar como se articulam a profissão e a docência na trajetória de terapeutas ocupacionais que lecionaram nos primeiros cursos de nível superior no país. A metodologia utilizada esteve pautada na História Oral de Vida proposto por Meihy (2005). A composição dos narradores centrais ocorreu de forma intencional, posto que teve o intuito de selecionar professores pioneiros na formação de terapeutas ocupacionais nos primeiros cursos do Brasil. Inicialmente foram selecionados quatro professores dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco e Minas Gerais. Entretanto a narradora representante do Estado de São Paulo, após conceder a entrevista desistiu de colaborar com este estudo. Para o procedimento de análise das entrevistas, utilizei a metodologia da Análise Textual Discursiva (ATD) proposta em Moraes (2003) e em Moraes e Galiazzi (2013), a qual busca a compreensão dos fenômenos investigados a partir de uma análise rigorosa e criteriosa das informações, sem pretender testar hipóteses para comprová-las ou refutá-las. Após intensa imersão nas narrativas construí os eixos orientadores que me guiaram na escuta das consonâncias, dissonâncias e ressonâncias na trajetória da profissão e da docência superior em Terapia Ocupacional a partir das histórias de vida dos três pioneiros que aceitaram continuar colaborando com a pesquisa. Os resultados indicaram que o ensino superior no Brasil decorre da articulação das trajetórias pessoal, profissional e docente dos pioneiros. O que brota de suas narrativas é uma articulação das trajetórias pessoal, profissional, influenciada por um viés institucional, cujas especificidades garantiram possibilidades e experiências diferentes de acordo com a região em que os narradores construíram sua trajetória.