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dc.creatorGoldschmidt, Andréa Inês
dc.date.accessioned2013-07-02
dc.date.available2013-07-02
dc.date.issued2012-12-17
dc.identifier.citationGOLDSCHMIDT, Andréa Inês. SCIENCE TEACHING FOR THE EARLY YEARS OF SCHOOL: SIGNS OF POSSIBLE CHANGES. 2012. 226 f. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3525
dc.description.abstractThis current study s general idea was to investigate what students from the first years of school were aware regarding Science and if such conceptions could differ among teachers and students. After, it was intended to develop pedagogical proposals to teach Science specially to these first years of school. They were meant to serve as models to create challenges in different subjects related to Science, with attractive activities, which would take the students and teachers to understand and assimilate Science topics, turning it into a Significant Learning Process through their pre-concepts. This thesis is presented as six articles, which focus three distinct areas connected to the investigation. The first two articles present a study about Science concepts and more properly the image of a scientist among first years students and graduate students. As a follow-up, a second article debates lice infestations taking into account the school community ideas about the issue. During the research, another target was aimed, which was to develop and propose methodological activities potentially significant. The third and fourth article bring such results, with tested activities and results obtained from first years pupils. Finally, the fifth and sixth article present activities and results acquired from graduate students. To conclude and integrate these articles, considerations and suggestions were made to help change the teaching of Science in the early years of school.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCiências nos anos iniciaispor
dc.subjectConcepções espontâneaspor
dc.subjectMetodologias diversificadaspor
dc.subjectScience in the early years of schooleng
dc.subjectConceptseng
dc.subjectSpontaneous conceptseng
dc.subjectDiversified methodseng
dc.titleO ensino de ciências nos anos iniciais: sinalizando possibilidades de mudançaspor
dc.title.alternativeScience teaching for the early years of school: signs of possible changeseng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoO presente trabalho teve como ideia geral investigar o que pensam os alunos de anos iniciais sobre a Ciência e se as concepções acerca da Ciência entre os educandos e os professores são semelhantes ou distintas. Após, buscou-se desenvolver propostas pedagógicas para o ensino de Ciências nos anos iniciais. Estas objetivaram servir como modelos para proposição de desafios em diferentes conteúdos ligados às Ciências, propondo atividades mais atraentes, capazes de levar os alunos de anos iniciais e professores em formação à compreensão e assimilação dos conteúdos propostos, acarretando numa Aprendizagem Significativa, utilizando-se das pré-concepções dos participantes. A tese é apresentada, sob a forma de seis artigos, que enfocam três áreas ligadas à investigação. Os dois primeiros artigos apresentam um estudo acerca de concepções sobre a Ciência e a imagem do cientista entre alunos de anos iniciais e professores em formação. Numa continuidade à investigação proposta, é apresentado o segundo artigo, sendo o assunto pediculose desenvolvido e levando em conta as concepções de toda a comunidade escolar. Após deu-se início a outro enfoque dentro na tese, que buscou a proposição de atividades metodológicas potencialmente significativas, onde no terceiro e no quarto artigo, são apresentados atividades e resultados obtidos com os alunos de anos iniciais. Em continuidade, o quinto e o sexto artigo apresentam as atividades e os resultados obtidos com os professores em formação docente. De modo a realizar um fechamento da tese e integração dos artigos, foram apresentadas algumas considerações e sugestões que possam sinalizar para mudanças no ensino de Ciências nos anos iniciais.por
dc.contributor.advisor1Loreto, Elgion Lucio da Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785575A7por
dc.contributor.referee1Garcia, Isabel Krey
dc.contributor.referee1LattesGARCIA, I. K.por
dc.contributor.referee2Tolentino Neto, Luiz Caldeira Brant de
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708908E5por
dc.contributor.referee3Araújo, Maria Cristina Pansera de
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780185J3por
dc.contributor.referee4Santos, Silvia Maria Barreto dos
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3773360425575614por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6491503571016482por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpor


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