O ensino de ciências nos anos iniciais: sinalizando possibilidades de mudanças
Resumo
O presente trabalho teve como ideia geral investigar o que pensam os alunos
de anos iniciais sobre a Ciência e se as concepções acerca da Ciência entre os
educandos e os professores são semelhantes ou distintas. Após, buscou-se
desenvolver propostas pedagógicas para o ensino de Ciências nos anos iniciais.
Estas objetivaram servir como modelos para proposição de desafios em diferentes
conteúdos ligados às Ciências, propondo atividades mais atraentes, capazes de
levar os alunos de anos iniciais e professores em formação à compreensão e
assimilação dos conteúdos propostos, acarretando numa Aprendizagem Significativa,
utilizando-se das pré-concepções dos participantes. A tese é apresentada, sob a
forma de seis artigos, que enfocam três áreas ligadas à investigação. Os dois
primeiros artigos apresentam um estudo acerca de concepções sobre a Ciência e a
imagem do cientista entre alunos de anos iniciais e professores em formação. Numa
continuidade à investigação proposta, é apresentado o segundo artigo, sendo o
assunto pediculose desenvolvido e levando em conta as concepções de toda a
comunidade escolar. Após deu-se início a outro enfoque dentro na tese, que buscou
a proposição de atividades metodológicas potencialmente significativas, onde no
terceiro e no quarto artigo, são apresentados atividades e resultados obtidos com os
alunos de anos iniciais. Em continuidade, o quinto e o sexto artigo apresentam as
atividades e os resultados obtidos com os professores em formação docente. De
modo a realizar um fechamento da tese e integração dos artigos, foram
apresentadas algumas considerações e sugestões que possam sinalizar para
mudanças no ensino de Ciências nos anos iniciais.