Saúde cardiovascular como tema gerador no curso normal
Resumo
As doenças cardiovasculares representam a primeira causa de morte no Brasil,
acarretando altos custos ao sistema de saúde pública no país. É conhecido que
grande parte dos fatores de risco que levam ao desenvolvimento destas doenças
ocorre devido a hábitos de vida modificáveis, como a alimentação inadequada e a
inatividade física, e estão presentes desde a infância. Sendo assim, é vital que as
questões que envolvam a prática de hábitos de vida saudáveis sejam abordadas no
ambiente escolar de forma precoce, como forma de prevenção destas doenças em
idades mais tardias. Entretanto, para que estes processos de educação em saúde
sejam efetivos no contexto escolar nestas fases precoces de ensino, seus docentes
devem estar devidamente preparados para esta tarefa. Assim, a proposta deste
estudo foi problematizar o tema transversal saúde, utilizando o tema gerador saúde
cardiovascular com estudantes do curso normal, futuras educadoras infantis e dos
anos iniciais. Inicialmente foram utilizadas algumas ferramentas metodológicas, a
exemplo da avaliação do perfil físico da estudante e do uso de imagens sobre o
tema. Assim, partimos das próprias mensurações corporais da estudante para
aproximá-la do tema gerador saúde cardiovascular, bem como utilizamos as
imagens por se tratar de uma metodologia lúdica e amplamente utilizada pelas
estudantes do curso normal. De acordo com os critérios analisados, observou-se
que estas estudantes avaliadas não se constituíram como um perfil de risco para o
desenvolvimento das doenças cardiovasculares (perfil antropométrico adequado),
apesar da prática de atividade física estar abaixo dos níveis sugeridos para
indivíduos saudáveis. Além disto, verificou-se um baixo nível de entendimento das
jovens acerca das percepções sobre saúde cardiovascular por meio das imagens
utilizadas; fato este que pode estar associado a um déficit importante na abordagem
destes temas na formação atual destas estudantes. Sendo assim, após as
discussões em grande grupo acerca do significado adequado das imagens em
saúde cardiovascular, bem como a explicação sobre a relação das mensurações
físicas com um perfil de saúde, verificou-se que a aprendizagem deste tema se deu
de forma mais significativa. Posteriormente, estas estudantes construíram um
material didático, constando de atividades lúdicas sobre as temáticas estudadas,
para posterior aplicação aos anos iniciais. Como resultados, percebeu-se a riqueza
do material didático criado pelas estudantes, verificado pelo caráter criativo e lúdico
encontrado nas atividades construídas. Através da aplicação das atividades lúdicas
construídas pelos estudantes do curso normal aos anos iniciais, observou-se a
participação efetiva das crianças, através de questionamentos e curiosidades,
envolvimento em atividades lúdicas e práticas, e uma aprendizagem relevante sobre
os temas, verificado através de seus relatos. Por fim, um conhecimento mais
pertinente sobre o tema gerador saúde cardiovascular, e aspectos relacionados à
promoção da saúde e prevenção das doenças cardiovasculares por estudantes do
curso normal e dos anos iniciais, foram algumas das contribuições deste projeto
para melhorar o processo de ensino aprendizagem no ensino de ciências e saúde.