Gestão escolar como prática para a participação democrática e autonomia do sujeito
Abstract
O presente trabalho monográfico tem como tema a Gestão Escolar como prática para a participação democrática e autonomia do sujeito e busca compreender a prática da gestão democrática escolar como pressuposto para a formação de cidadãos conscientes dos conceitos de participação democrática e o exercício da autonomia. Neste sentido, a pesquisa visa analisar como a gestão escolar utiliza os canais de participação, instituídos legalmente, como o Conselho Escolar, a construção coletiva do Projeto Político Pedagógico, dentre outros, de forma a favorecer a democracia na escola. A partir deste propósito a investigação teve como objetivos: analisar os conceitos de sujeito, participação, democracia, autonomia, cidadania, e globalização econômica e compreender suas implicações nas organizações escolares; verificar como se dá o processo de gestão democrática na escola enfocando os espaços de participação que este tipo de organização proporciona; observar a forma como vêm sendo utilizado em uma escola da rede pública do município de Fortaleza-CE os espaços de participação definidos legalmente no processo de gestão escolar e identificar as potencialidades do ambiente escolar como prática para o exercício da democracia e cidadania a partir da gestão democrática. Com base em uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico e empírico pode-se analisar teoricamente os conceitos relacionados à gestão democrática e identificar, a partir da realidade de uma escola municipal de Fortaleza-CE, que a existência legal dos mecanismos de participação na gestão escolar não assegura a sua prática, o que mostra um avanço na gestão democrática apenas no ponto de vista da regulamentação de seus mecanismos legais. Estes mecanismos / espaços de participação precisam ser melhor esclarecidos em sua operacionalização e concepção, pois do contrário continuaremos fadados a permanecer em uma forma de administração / gestão perpassada por traços da dominação estatal e autoritarismo, que coíbem o desenvolvimento da autonomia da instituição e dos sujeitos que fazem parte dela.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [1014]