Educação nutricional através do processo de ensino aprendizagem baseado na metodologia da problematização
Resumo
Demandas atuais indicam ser necessário pensar formas diferenciadas de ensinar saúde e o desenvolvimento de estratégias e materiais educativos é de fundamental importância. Deste modo, a aplicação de um trabalho que visa à educação nutricional deve ser realizada nas escolas, na busca de assumir com plena consciência e responsabilidade os atos relacionados com a alimentação. Logo, considerando a relevância do tema, o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Uruguaiana/RS e o fato de ainda existirem lacunas de conhecimento em relação à epidemiologia da obesidade em nossa região e estado, este trabalho teve como objetivo avaliar a Metodologia da Problematização (MP) como ferramenta pedagógica para o processo de Educação Nutricional no contexto da formação de escolares e professores de Ciências e Educação Física (EF) da cidade de Uruguaiana/RS. No primeiro instante fez-se uma investigação do percentual de escolares com sobrepeso e obesidade da rede pública municipal de ensino, com a participação de aproximadamente 3.000 estudantes e tendo como resultado a prevalência de 29,6%. Logo após, o primeiro passo foi sensibilizar os professores das disciplinas de EF e Ciências, por meio de uma capacitação. A mesma consistiu em palestras e debates para conscientizar, fornecer informações e promover discussões e reflexões sobre o tema a fim de ter o apoio e, principalmente, a participação dos professores no processo de implantação das atividades pedagógicas voltadas para a ES acerca dos comportamentos alimentares. Foram convidados 28 professores de EF e 33 de Ciências da rede de ensino pública municipal, na qual os mesmos obtiveram suporte e a oportunidade de discutir sobre as dificuldades, as realizações e as expectativas que este tipo de trabalho pode oferecer. Apresentou-se a MP aos professores, e foi lançado o desafio de desenvolver atividades interdisciplinares entre as áreas de Ciências e EF relacionadas à temática saúde com o auxílio dessa metodologia, tornando-os desta forma multiplicadores desta pesquisa. Para o trabalho com a MP, utilizou-se como base o esquema do arco elaborado por Charles Maguerez e apresentado por Bordenave e Pereira. As etapas da MP proporcionam a busca por possíveis soluções ou formas alternativas de amenizar um problema que efetivamente esteja perturbando, ou prejudicando o ambiente, ou a realidade observada. Esta metodologia parte de uma crítica do ensino tradicional e propõe um ensino diferenciado, cuja problematização da realidade e a busca de soluções, possibilitam o desenvolvimento do raciocínio crítico do aluno. A partir das atividades elaboradas na capacitação proporcionada e em parceria com pesquisadores que desenvolveram estudos nesta linha de educação e saúde na escola com os resultados das intervenções construiu-se um E-book com a finalidade de dar suporte pedagógico para a abordagem do tema nas diferentes áreas e níveis de ensino. De um modo geral, os estudantes apresentam alguma resistência à resolução de problemas, de acordo com as dificuldades que eles enfrentam nesta atividade, portanto, a partir dos resultados apresentados, demonstra-se a importância da elaboração de propostas metodológicas a fim de permitir que o aluno amplie seu próprio conhecimento, mediante uma participação ativa e interativa, buscando melhorar a qualidade do ensino. Desta forma as atividades terão significado e tornarão a sala de aula um ambiente mais atraente.