Marketing no pré-desenvolvimento de máquinas agrícolas: um modelo de referência
Abstract
O tema de pesquisa da tese proposta é o desenvolvimento do domínio de
conhecimento de marketing no projeto de máquinas agrícolas. Este é desenvolvido
ao longo do projeto de máquinas agrícolas a fim de identificar as necessidades dos
clientes e da corporação e criar estratégias para que sejam satisfeitas. O problema
central de pesquisa questiona quais mecanismos de marketing utilizar no processo
de pré-desenvolvimento de máquinas agrícolas, para aumentar o valor de mercado
dos produtos e da empresa e, conseqüentemente, gerar um diferencial competitivo
às fabricantes de máquinas agrícolas. Como metodologia desenvolveu-se pesquisas
bibliográficas e estudo de multicasos do processo de desenvolvimento de máquinas
agrícolas desenvolvido pelas pequenas, médias e grandes empresas e pela
academia. Como resultado elaborou-se um modelo referencial de marketing para a
etapa de pré-desenvolvimento de máquinas agrícolas, que aponta as atividades,
tarefas, mecanismos e controles que podem ser utilizados no planejamento
estratégico e no planejamento de produtos das empresas fabricantes de máquinas
agrícolas, contribuindo para a explicitação do conhecimento do domínio de
marketing.