Avaliação de ferramenta para a escarificação do solo em camadas de forma simultânea
Resumo
A crescente demanda de energia que ocasiona o aumento do tráfego de máquinas
agrícolas, maiores e mais robustas, atua negativamente na compactação do solo, afetando
direta e indiretamente a produtividade das culturas, pois modifica diversos atributos físicos
do solo. Como técnica potencial para solucionar este problema tem-se a escarificação, que
promove o rompimento dessas camadas compactadas, sem ocasionar a inversão do solo,
mantém os resíduos vegetais depositados na superfície, melhora a infiltração, a estrutura e
a porosidade do solo e facilita assim o controle da erosão. Contudo esta operação apresenta
elevada demanda de tração. Visando uma operação de escarificação mais eficiente, ou seja,
com maior aproveitamento de energia, desenvolveu-se e avaliou-se uma ferramenta para o
rompimento do solo em camadas, de forma simultânea. Para tanto foi necessária a
construção de uma Estrutura Porta-Ferramentas Móvel, capaz de executar os
procedimentos experimentais decorrentes dos tratamentos planejados. Como fonte móvel
de potência foi utilizado um trator marca Massey Ferguson, Modelo MF 275 com 72 CV (53
kW) de potência. O experimento foi conduzido no Município de Capão Bonito do Sul, Rio
Grande do Sul, em um solo de textura muito argilosa. Como objetivo geral, buscou-se
responder às seguintes perguntas: (i) existe alguma diferença significativa entre a
escarificação em única camada ou em mais de uma camada, considerando a força
horizontal média na barra de tração, a resistência específica e o consumo horário médio de
combustível como critérios, para cada nível de velocidade? ; (ii) de que forma influi o
aprofundamento (espessura das camadas) na força horizontal média na barra de tração? ; e
(iii) como atua o avanço (distância longitudinal entre as ponteiras das hastes), sobre a área
de solo mobilizada? Foram testadas configurações com escarificação do solo em uma, duas
e três camadas, com variações nas distâncias longitudinais entre as pontas das ponteiras.
Os tratamentos com escarificação em duas camadas simultâneas de quinze centímetros e
distância longitudinal entre as pontas das ponteiras tanto de trinta quanto de quarenta
centímetros, juntamente com aquele com aprofundamento de dez e avanço de trinta
centímetros apresentaram-se como mais promissores. Concluiu-se ao final deste trabalho,
considerando todas as configurações testadas, que existem combinações de
aprofundamento, avanço e velocidade, que revelaram-se mais eficientes que a escarificação
em camada única.