As influências do Proeja na busca da inclusão sócio-laboral
Resumo
Esse trabalho, apresentado como requisito para a conclusão do Curso de Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos, investiga as influências do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) na busca da inclusão sócio-laboral. Desenvolve-se a partir da abordagem de questões como: características dos alunos, fatores que contribuem para o ingresso nos cursos e as expectativas com relação à inserção/ascensão no mundo do trabalho. Para tanto, a turma 338/2011 do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Eletromecânica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos, do Colégio Técnico Industrial, vinculado à Universidade Federal de Santa Maria, foi convidada a participar deste estudo de caso. Realizou-se, primeiramente, uma pesquisa bibliográfica com a finalidade de obter embasamento teórico e, após, uma pesquisa exploratória com a aplicação de um questionário direcionado aos alunos da turma referida, a fim de se constatar as influências do PROEJA na busca da inclusão sócio-laboral.