Propriedades mecânicas e trafegabilidade de solos em plantios florestais
Fecha
2013-01-31Metadatos
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A mecanização possibilitou aumento da produtividade, qualidade e redução de custos das
atividades para o cultivo de florestas. Entretanto, tem sido responsável por impactos
ambientais, destacando-se a compactação do solo, a qual é resultado do tráfego intenso de
máquinas, principalmente nas operações de colheita. Os objetivos desta pesquisa foram
avaliar a qualidade física, trafegabilidade e a compactação de solos, em função do tráfego de
máquinas de colheita da madeira de Eucalyptus sp. e desenvolver funções para a estimativa de
propriedades físicas e mecânicas. A pesquisa foi desenvolvida em solos advindos de áreas de
implantação de povoamentos de Eucalyptus sp., e de uma área operacional de colheita de
Eucalyptus saligna Sm., pertencentes à empresa CMPC Celulose Riograndense. Para
responder as hipóteses e atender aos objetivos, o trabalho foi dividido em dois estudos. No
Estudo I, foram avaliados cinco solos de uso florestal de diferentes composições texturais,
determinando-se os indicadores de qualidade física, indicadores de trafegabilidade advindos
do ensaio de Proctor Normal e compressão uniaxial, e limites de consistência. Os principais
resultados mostraram que os indicadores de qualidade física e de trafegabilidade foram
relacionados aos atributos texturais, podendo ser estimados a partir destes, além de serem
influenciados por diferentes estados de compactação. Além disso, constatou-se que a alteração
da capacidade de suporte resultou na alteração do intervalo hídrico ótimo, sendo estes
relacionados, permitindo, assim, ser estimada a pressão crítica para o crescimento de plantas.
No Estudo II, foi avaliado o efeito de diferentes intensidades de tráfego de um Harvester e um
Forwarder sobre um Cambissolo Háplico de textura franco-arenosa em povoamentos de
Eucalyptus saligna Smith, por meio da determinação da área de contato, pressão exercida
pelas máquinas sobre o solo, densidade, distribuição de tamanho de poros, curva de retenção
de água, conteúdo de água disponível, condutividade hidráulica do solo saturado,
permeabilidade ao ar, resistência do solo à penetração, compressibilidade, grau de
compactação e resistência ao cisalhamento. Foram avaliadas, também, as relações dessas
propriedades e parâmetros. Os principais resultados indicaram que poucas passadas das
máquinas (uma do Harvester e quatro do Forwarder) foram responsáveis em grande parte
pela deformação e alteração de todas as propriedades e parâmetros. Os efeitos foram maiores
até os 20 cm de profundidade. Entretanto, o aumento do número de passadas também causou
alterações nas camadas mais profundas do solo. Em geral, os efeitos foram maiores na zona
abaixo da trilha dos rodados, porém, ainda ocorreram efeitos nas zonas entre os rodados e fora
da trilha dos rodados das máquinas. Conclui-se que as ações para minimização da
compactação de solos florestais devem estar associadas às condições de umidade, intensidade
de tráfego e tipo de solo.