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Identidade territorial e midiatização: os sentidos identitários acionados pelas festividades da Quarta Colônia-RS

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KEGLER, JAQUELINE QUINCOZES DA SILVA.pdf (8.524Mb)
Data
2011-12-05
Autor
Kegler, Jaqueline Quincozes da Silva
Primeiro orientador
Froehlich, José Marcos
Primeiro membro da banca
Barichello, Eugenia Maria Mariano da Rocha
Segundo membro da banca
Fialho, Marco Antônio Verardi
Terceiro membro da banca
Felippi, Ângela Cristina Trevisan
Quarto membro da banca
Hillig, Clayton
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A temática delimita-se pelo estudo das festividades midiatizadas da Quarta Colônia-RS e os sentidos de identidade territorial que acionam a partir dos suportes e materialidades comunicativas que as divulgam e promovem. Quarta Colônia é um território situado na região central do Rio Grande do Sul, Brasil com história marcada pela imigração italiana. Atualmente, sua representação aciona sentidos de multietnicidade e diversidade cultural articulando, através do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável, nove municípios: Agudo, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Ivorá, Nova Palma, Pinhal Grande, Restinga Seca, São João do Polêsine e Silveira Martins. A problemática contempla a relação entre identidade territorial, festividades e midiatização: As festividades da Quarta Colônia são midiatizadas e potencialmente construtoras de sentidos de identidade territorial? Caso positivo, como o processo de midiatização das festividades desenvolve-se e quais os sentidos de Quarta Colônia visíveis nesses processos comunicativos?. Para atender ao questionamento, estruturamos a tese em três noções teóricas: a) identidade territorial (CASTELLS, 1999; HALL, 2000; FROEHLICH, 2002; 2007; 2010; HAESBAERT, 2002; PECQUEUR, 2006; RÜCKERT, 2010; VIEIRA et al., 2006; WOODWARD, 2009), compõe o território e é visível nos fragmentos instáveis e flexíveis estabelecidos nas relações comunicativas, permeadas por objetivos econômicos, sociais e culturais. b) Midiatização (FAUSTO NETO, 2006; VERÓN, 1997; SODRÉ, 2002), é uma ambiência que condiciona tecnologicamente e economicamente as relações sociais, podendo constituir medium, ou seja, suportes, atores sociais e entidades que atuam condicionados pela sua lógica. c) Festa (AMARAL, 1998; CESCA, 1997; DAMATTA, 1997; KUNSCH, 2003; MAFRA, 2006; MEIRELLES, 1999), estudada a partir de sua dimensão técnica, como uma estratégia de comunicação que cria e mantém conceitos, e de sua dimensão social, como mediadora e mobilizadora de redes de sociabilidades.O objetivo geral é analisar o processo de midiatização das festividades da Quarta Colônia e seu potencial para a construção de sentidos de identidade territorial. Os objetivos específicos são: desenvolver referencial teórico a partir da relação entre as noções operacionais da problemática de pesquisa: identidade territorial, midiatização e festividade; levantar e analisar como o processo de midiatização das festividades desenvolve-se; analisar o potencial midiatizado da festividade em busca de visibilidade e legitimidade territorial; analisar quais os sentidos de Quarta Colônia visíveis nesses processos comunicativos midiatizados das festividades.A pesquisa é qualitativa e a metodologia é constituída pela combinação de técnicas: pesquisa bibliográfica e documental, observação participante e entrevista. O objeto de estudo constitui-se por: sete festividades, matérias jornalísticas do Caderno Quarta Colônia; documentos digitais e gráficos; todos os dados foram coletados e analisados entre janeiro e outubro de 2011. A tese estrutura-se em nove capítulos, sendo que os quatro primeiros objetivam relatar a reflexão e resultados teóricos e os cinco subsequentes relatam os dados e as análises realizadas. As festas acionam, nas materialidades e suportes comunicativos que as promovem e divulgam, sentidos de identidade territorial, além de mobilizar interesses e atuar como suporte para visibilidades de atores sociais diversos. A identidade territorial é permeada pela lógica midiatizada, de forma que, simultaneamente à diferenciação do território que propaga, adapta-se à cultura do consumo contemporânea.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3802
Coleções
  • Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural [95]

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