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Relações de gênero e apropriação de tecnologias de informação e comunicação na agricultura familiar de Santa Maria - RS

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SCHWARTZ, CLARISSA.pdf (2.104Mb)
Data
2012-04-24
Autor
Schwartz, Clarissa
Primeiro orientador
Silveira, Ada Cristina Machado
Primeiro membro da banca
Brumer, Anita
Segundo membro da banca
Heberlê, Antônio Luiz Oliveira
Terceiro membro da banca
Ronsini, Veneza Veloso Mayora
Quarto membro da banca
Gallina, Albertinho Luiz
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A tese desenvolveu-se tendo como problema de pesquisa a questão se as tecnologias de informação (TICs) conferem algum tipo de empoderamento às mulheres rurais. Para respondê-la teve-se como objetivo principal analisar a apropriação das TICs na agricultura familiar de Santa Maria, RS, a partir das relações de gênero. Por entender-se que informação a respeito das mulheres é também informação a respeito dos homens (SCOTT, 1995), a pesquisa envolveu mulheres rurais, agricultores familiares e filhos e filhas jovens, tendo a temática da geração como um objeto específico. Para a coleta e análise dos dados a pesquisa utilizou a metodologia Q que tem como características a produção de dados quali-quantitativos, ademais de evitar respostas condicionadas e também minimizar a interferência do pesquisador nos dados coletados. Para a realização da coleta de dados foram cumpridas seis etapas: realização de três grupos de discussão com agricultores familiares, mulheres rurais e jovens rurais; entrevistas com seis informantes qualificados ligados à temática da agricultura familiar; elaboração de 32 assertivas a partir da transcrição e análise das entrevistas com os informantes qualificados; classificação das assertivas por dez famílias de agricultores familiares; obtenção de fatores a partir de software específico e análise dos resultados. Os fatores são grupos de pessoas que tem padrões de respostas em comum (HEGEDUS, 2005). Na pesquisa, que contemplou ao todo, dez agricultores, dez mulheres rurais e quinze jovens rurais (sendo dez meninas e cinco meninos), foram feitas cinco análises fatoriais que buscaram identificar supostas diferenças de gênero e geração nos vínculos estabelecidos por meio das TICs. Para compreender como os vínculos afetivos e produtivos são estabelecidos, partimos da abordagem de vinculação social de Muniz Sodré (2002). A tese foi estruturada em três capítulos. O Capítulo 1 Aspectos Metodológicos da Pesquisa descreve o percurso metodológico; o Capítulo 2 Gênero e Geração aborda os estudos de gênero e geração no meio rural e também traz os resultados das primeiras três fases da pesquisa e o Capítulo 3 Tecnologias de Informação e Comunicação e Vínculos contextualiza o avanço das TICs no Brasil, descreve as famílias que participaram da classificação das assertivas e também apresenta e analisa os fatores obtidos por essa classificação. Os fatores foram sintetizados com as denominações de Novos Vínculos, Vínculos em Questão, Vínculos Corretos, Vínculos em Conflito e Vínculos Educativos. A análise dos fatores verificou que as mulheres rurais estão assumindo um novo papel dentro das propriedades rurais familiares e também no núcleo familiar, rejeitando o papel legitimado de subordinação (BOURDIEU, 2002). Esse empoderamento é impulsionado pelo maior acesso à informação por meio das TICs, especialmente o telefone celular. Especificamente no caso das jovens rurais, que na maioria das famílias visitadas possuem acesso à TICs como computador e conexão com a Internet, os parâmetros de empoderamento como autoconfiança e habilidade de tomar decisões (CORDEIRO, 2010) são ainda mais evidentes.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3806
Coleções
  • Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural [95]

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