A filosofia prática de Grice: análise do discurso prático e sistema de fins
Resumo
Esta tese de doutorado tem como objetivo principal reconstruir e analisar aspectos centrais da filosofia prática de Grice, em especial, a sua concepção de eudaimonia. Minha proposta central é mostrar que há uma inconsistência no sistema de fins proposto por Grice para tratar do problema filosófico da eudaimonia. Em Aspects of Reason, Grice irá determinar em que consiste a natureza da razão e as consequências filosóficas que podemos retirar a partir de sua adequada determinação. Grice buscará discutir as relações entre racionalidade teórica e racionalidade prática, com o intuito de sustentar que razão teórica e razão prática são desdobramentos de uma única concepção fundamental de razão. Uma de suas teses principais, após discutir a estrutura da racionalidade e apresentar as chamadas aceitabilidades teóricas e práticas as quais são consideradas como tipos especiais de argumentos que contêm um operador básico de racionalidade , é defender que eudaimonia deve ser entendida como um fim inclusivo. Além disso, Grice apresenta um sistema de fins com características formais que auxiliará os indivíduos na busca pela sua própria eudaimonia. Este sistema de fins teria como função organizar os fins constituvos da eudaimonia, de modo que eudaimonia pudesse ser considerada como um conjunto de finalidades. O sistema de fins, assim, deveria, dentre outras coisas, garantir a estabilidade e consistência do conjunto de eudaimonia. Porém, ao sustentar que eudaimonia é um fim inclusivo e, como consequência, um conjunto de fins, Grice é inevitavelmente levado a uma inconsistência, a qual ele desconsidera. O tratamento da eudaimonia como um fim e como um conjunto de fins implica um problema formal. Conforme um dos axiomas básicos da teoria dos conjuntos, o Axioma da Regularidade, um conjunto não pode ser membro dele mesmo. Assim, pretendo defender o sistema de fins de Grice, mas atacar a sua tese de que eudaimonia possa ser considerada como um conjunto de fins. Minha proposta alternativa é que a melhor opção é tratar a eudaimonia por meio da mereologia, isto é, a teoria do todo e das partes.