A importância do lúdico no processo de ensino aprendizagem
Resumen
Este estudo objetivou coletar dados que demonstrassem a importância do lúdico
para a criança durante seu período escolar. O trabalho estruturou-se a partir de uma
abordagem qualitativa, com uma investigação subsidiada por uma pesquisa
bibliográfica e pesquisa de campo realizada com professores e gestores de duas
Escolas do Município de Agudo. Através de leituras e releituras bibliográficas é que
se constituiu os encaminhamentos da proposta de trabalho que permitem afirmar
que a existência de jogos e brincadeiras infantis, se bem aplicados, certamente
ajudarão no desenvolvimento e no processo ensino-aprendizagem. Dentre os
referenciais teóricos, destaca-se Santos (1999); Antunes (2000); Friedmann(1996); e
Almeida(1986), que enfatizam o jogo como ajuda para construir novas descobertas,
bem como a importância do professor e da escola proporcionarem essas vivências.
O lúdico pode ser usado como forma de provocar uma aprendizagem mais
prazerosa e significativa, estimulando a construção de um novo conhecimento
contribuindo, assim, para o desenvolvimento da criança. É através das atividades
lúdicas que a criança prepara-se para a vida, assimilando a cultura do meio em que
vive, a ele se integrando, adaptando-se às condições que o mundo lhe oferece e
aprendendo a competir, a cooperar com seus semelhantes, e a conviver como um
ser social.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [1003]