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As chaves do paraíso: profecia e alegoria na obra de Padre Antônio Vieira

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Tese de Doutorado (1.550Mb)
Data
2011-03-03
Autor
Martini, Marcus de
Primeiro orientador
Pereira, Lawrence Flores
Primeiro membro da banca
Hansen, João Adolfo
Segundo membro da banca
Zilberman, Regina
Terceiro membro da banca
Marshall, Francisco
Quarto membro da banca
Rossatto, Noeli Dutra
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A obra profética de Padre Antonio Vieira (1608 1697) teve uma recepção ambígua por parte da crítica especializada. Inicialmente, como se vê em João Lúcio de Azevedo (1855 1933), entre outros, ela foi considerada uma espécie de deslize , algo curioso ou esdrúxulo, apenas compreensível diante do contexto histórico ibérico dos séculos XVI e XVII. Mais recentemente, especialmente com a obra de Alcir Pécora (1994) e com os trabalhos de João Adolfo Hansen, principalmente, começouse a olhar os textos luso-brasileiros dos séculos XVI a XVII a partir de um prisma novo, que procura encontrar uma arqueologia de composição em vez de aplicar categorias de análise anacrônicas. A partir disso, a presente tese teve como objetivo investigar a obra profética vieiriana, principalmente os textos compostos por ocasião de seu processo no Santo Ofício, com base em conceitos retórico-teológico-políticos comuns ao tempo de Vieira. Procurou-se então analisar o conceito de profecia e os desenvolvimentos argumentativos decorrentes de seu emprego no tocante às estratégias interpretativas empregadas por Vieira para a defesa das Trovas do sapateiro português Bandarra (1500 1556) diante da Inquisição e para a concepção do jesuíta acerca do Quinto Império , ou Reino de Cristo Consumado na Terra . Essa análise partiu de uma contextualização histórica e da leitura comparativa do corpus profético vieiriano à luz de conceitos teológico-retóricos, a partir da qual a compreensão das noções de profecia e visão serviram como pano de fundo para o estudo da alegoria . Tal análise mostrou a relevância desses conceitos para a melhor compreensão da exegese vieiriana, em que o emprego da alegoria serve como sinal da manifestação de um intérprete de profecia também como profeta, responsável por mostrar a presença da Providência divina entre os homens e também por participar como instrumento para a chegada do Reino de Cristo futuro.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3969
Coleções
  • Programa de Pós-Graduação em Letras [213]

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