Ciência em debate? Uma análise das vozes no gênero notícia de popularização científica
Resumo
No âmbito da mídia, há vários gêneros que disseminam o conhecimento científico
para a sociedade, tais como os documentários televisivos, as notícias ou as
reportagens impressas (MOTTA-ROTH, 2007, p. 3). Este trabalho enfoca o gênero
notícia de popularização da ciência (PC), que apresenta descobertas científicas e
cita fontes escritas e entrevistas realizadas principalmente com cientistas. Em função
disso, textos de PC geralmente são organizados na forma de um debate entre as
fontes/vozes mencionadas, sendo alternadas avaliações positivas e negativas do
estudo popularizado (PARKINSON; ADENDORFF, 2005, p. 293). O objetivo deste
trabalho é investigar em que medida as vozes apresentadas nas notícias de PC
instauram um debate sobre descobertas científicas. O corpus é formado por 60
notícias de PC publicadas em inglês, as quais foram analisadas à luz da Análise
Crítica de Gênero (MOTTA-ROTH, 2005; 2008c), incluindo a análise do texto e do
contexto. Os resultados indicam que há uma multiplicidade de vozes agrupadas em
cinco posições enunciativas: pesquisador responsável pelo estudo, pesquisador
colega/técnico/instituição, governo, público e jornalista. No entanto, a análise indica
que duas dessas posições enunciativas são mais frequentes e proeminentes que
outras: o pesquisador responsável pelo estudo e o pesquisador
colega/técnico/instituição. As declarações são inseridas com o objetivo de fornecer
informação relevante relacionada ao estudo reportado na notícia e raramente
promovem um debate. A análise aponta que os jornalistas têm uma perspectiva
tradicional acerca da PC (HILGARTNER, 1990, p. 519). Desse modo, parece que
ainda estamos vivenciando a segunda fase da PC, que iniciou no século XX e é
chamada de Conhecimento Público da Ciência , em que o público não participa do
processo de PC, e o processo de comunicação é principalmente unidirecional, da
ciência para a sociedade (JIANMIN, 2005).