Trabalho e saberes docentes do professor de língua portuguesa em formação na modalidade a distância: uma análise a partir do interacionismo sociodiscursivo
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2015-12-10Metadatos
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O presente estudo tem como principal objetivo compreender, a partir da voz de uma professora em formação, como se dá a construção do profissional professor na modalidade a distância de um Curso de Licenciatura em Letras Português. Para atingir tal objetivo, situando-nos no período de estágio supervisionado, procuramos relacionar os papéis ocupados pela participante do estudo, os saberes considerados por ela como necessários para que atue como professora e as instâncias nas quais a participante busca/encontra subsídios para desenvolver o seu trabalho como docente. O referencial teórico parte do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), tal como compreendido por Bronckart (1999; 2006; 2008); aliado às ciências do trabalho Ferreira (2000); Amigues (2004); Clot (2007; 2010); Souza-e-Silva (2002; 2004) e à importante contribuição de Tardif (2012), no que se refere aos saberes docentes. Sendo de natureza qualitativa, os dados foram obtidos por meio de dois instrumentos: uma entrevista e uma instrução ao sósia (IAS), ambos os procedimentos realizados com um professora em formação na modalidade a distância de um Curso de Letras, em situação de interação direta com o pesquisador. Para a análise dos dados, além dos níveis que compreendem a metodologia do ISD, utilizamos categorias oriundas dos trabalhos de Bulea (2010); Bulea-Bronckart et al (2013) e Ilari (2010). Como resultados, observamos que a participante ocupa diversos papéis: estagiária no Ensino Fundamental e no Ensino Médio; acadêmica do Curso de Letras; ex-aluna da escola básica; ex-acadêmica de Pedagogia; ex-integrante da Coordenadoria Regional de Educação e supervisora escolar. No papel de estagiária, o trabalho da professora em formação mobiliza diversos saberes, especialmente o saber disciplinar questões de cunho conceitual e procedimental da disciplina Língua Portuguesa e saber profissional bases educacionais filosóficas e sociológicas e aspectos referentes à concepção interacionista de ensino-aprendizagem. Além disso, por se tratar de uma situação de estágio, a ação pré-aula envolve um saber curricular, na organização dos planejamentos didáticos. Quanto às instâncias que servem de base para a ação docente da participante, destaca-se o peso de saberes experienciais construídos na relação com os actantes da escola básica em especial os professores que marcaram a vida escolar e os regentes dos estágios realizados e de certas disciplinas do Curso de Letras bem como de um curso realizado pela professora sobre gêneros textuais. Diante de tais motivadores, a influência da disciplina de estágio supervisionado, ao que parece, não tem grande força. Tais resultados evidenciam a necessidade de que os cursos de formação na modalidade a distância passem a agregar de modo mais consistente os saberes docentes dos acadêmicos, os quais, na maioria das vezes, já atuam na escola básica quando ingressam na Licenciatura.