A influência do desejo parental nas altas habilidades/superdotação: uma abordagem psicanalítica
Abstract
O presente trabalho busca discutir as altas habilidades/superdotação, através de uma leitura psicanalítica, na qual propomos estudar a superdotação como se constituindo em uma forma peculiar de responder ao fantasma parental, sobretudo, com o que se relaciona ao desejo materno, colocando-se como algo que está além da estrutura, presente tanto na neurose, quanto na perversão e psicose. A partir disso, discutiremos a concepção psicanalítica do processo de estruturação psíquica, dando ênfase na constituição neurótica do sujeito, a fim de circunscrever de que forma o mesmo se encontra referido ao significante superdotado e como isso se refletirá em sua relação com o saber. Sendo assim, tentaremos analisar a noção de estrutura psíquica e de inconsciente estruturado, verificando como essa teoria introduz a figura materna no processo de constituição psíquica do sujeito e como sso reflete nos processos cognitivos. Para este estudo, foi realizada uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica, na qual foram selecionados livros e artigos capazes de explicar o tema proposto. O principal objetivo deste estudo, portanto, foi buscar entender como o elevado desempenho intelectual do superdotado surge como uma forma de atender ao desejo narcísico dos pais. A conclusão desta pesquisa aponta que a criança superdotada, embora de uma forma inconsciente, pode ser um substituto capaz de recobrir as perdas da infância, o retorno ao tempo perdido, os amores perdidos, os ideais parentais, atendendo prontamente à demanda incondicional do Outro. Neste sentido, as altas habilidades/superdotação surgem como um traço, direcionado a responder ao fantasma parental, sobretudo naquilo que este se relaciona ao desejo materno.