O papel da gestão na formação inicial de professores com vistas à educação inclusiva
Resumo
Considerando a transversalidade da Educação Especial a qual vem perpassando todos os níveis, etapas e modalidades, é papel do professor de educação especial complementar e/ou suplementar o ensino dos sujeitos com necessidades educacionais especiais, cabendo aos sistemas de ensino regular fornecer a educação básica em todas as esferas para a formação destes sujeitos. Diante disso, evidencia-se a importância do investimento na formação docente, pois é na academia que se encontra o primeiro e um dos mais importantes ambientes de instrução e troca de saberes, no qual se formam os profissionais que atuarão no amanhã. Sendo assim, esta pesquisa pretendeu verificar quais alternativas organizativas e estruturais a gestão da UFSM está buscando ou deve buscar para colaborar na formação de professores qualificados para atuar na escola inclusiva. A partir deste objetivo central, o presente estudo propôs uma reflexão em torno das relações que a gestão dos cursos - e da instituição - estabelece com as políticas públicas direcionadas à inclusão educacional, tendo como ponto balizador a formação inicial dos futuros docentes. Esta ação se faz necessária à medida que se refletirá nos princípios de uma educação básica com igualdade de direitos e, sobretudo de qualidade. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa tendo como sujeitos os coordenadores dos cursos de licenciatura da UFSM. Para a coleta de dados, usou-se um questionário com questões abertas, além da análise dos PPCs de cursos de graduação. Em síntese, foi possível perceber que a qualidade da formação de professores para trabalhar na educação inclusiva está em construção, muitos problemas ainda são encontrados, principalmente em relação à própria formação dos formadores.
Coleções
- Gestão Educacional [295]