Relações de poder no processo de avaliação da escola contemporânea
Abstract
Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a ação dos diversos educadores para identificar as relações de poder na avaliação que mudam no espaço escolar, principalmente o poder implícito e afetividade escolar, bem como diferentes concepções sobre a avaliação e como ela se apresenta no contexto da escola. Buscou-se identificar as diversas relações do poder existentes no meio escolar relacionando-as com as Pedagogias do século XVII em diante. Analisou-se uma visão diferenciada, em que ao relacionar a teoria com a prática da avaliação, percebeu-se que existe diversas relações de poder e afetividade, tanto quando forças produtivas em que os sujeitos respeitam o poder nas ações do outro; quanto forças negativas em que o sujeito acredita que possui o poder de acordo com o cargo que ocupa. Conhecer as diferentes formas de poder e o seu envolvimento nona avaliação, possibilita o repensar e reestruturar o processo avaliativo existente na escola, a fim de construir aprendizagens significativas, envolventes e uma Escola
mais justa, mais democrática e menos excludente.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [995]