Educação ambiental, desenvolvendo atividades para minimizar o ruído na escola
Fecha
2010-12Autor
Lourenço, Giane Margarete Scarpatto
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Mostrar el registro completo del ítemResumen
O presente trabalho apresenta estratégias e ações de educação ambiental na tentativa de combate a um contaminante silencioso, porém muito eficaz no prejuízo da saúde dos indivíduos, o ruído. Sabendo-se que o mesmo passa despercebido pelos indivíduos, mas que acarreta diversos prejuízos para a saúde humana e também no processo ensino-aprendizagem, onde muitas vezes com a audição prejudicada a tarefa não é realizada ou entendida da forma que deveria ser, resolveu-se chamar à atenção para esse contaminante que não deixa odor nem cor, mas que é tão ou mais prejudicial que os outros. Na tentativa de minimizar este problema, inicialmente realizou-se uma formação sobre a influência do ruído na aprendizagem e na saúde do ser humano. Após a formação foram traçadas estratégias para serem aplicadas na escola com o intuito de conscientizar, para então minimizar o problema. As estratégias e ações colocadas em prática na busca da resolução do problema foram vídeos informativos, música e jogos calmos no recreio, concursos de cartazes e vídeos sobre o tema e constante monitoramento de todos. Os índices de pressão sonora na escola foram medidos antes e depois da realização do trabalho. A redução do mesmo foi entre 2 a 3 dB em quase todos os setores, em média 41%, considerando-se esta redução significativa, principalmente por ter sido conseguida através de ações educativas sem alterações físicas. Agora que todos os envolvidos sabem da importância da redução do ruído, não só na escola, mas em todos os lugares, professores e alunos, dentro do possível, promovem discursos e ações em função da causa.
Colecciones
- Educação Ambiental - EaD [325]