Sensibilizando os gestores escolares sobre a importância da educação sexual na educação infantil
Resumen
A presente monografia irá abordar o papel dos gestores escolares a cerca do assunto relacionado segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) como temas transversais: a sexualidade. Quando relacionada à infância, a sexualidade, é pouco falada e explicada e, por isso, permanece como um território formado por incógnitas para os adultos que a experenciam como uma temática assustadora e, muitas vezes, proibida. A sexualidade infantil apresenta-se na escola como um grande desafio pela transformação que promove na prática educativa, ao desvelar os ocultamentos e silenciamentos acerca da temática. Expressa por crenças, atitudes, valores, papéis e relacionamentos é produto de um trabalho permanente de ocultação, de dissimulação ou de mistificação na escola, um reflexo do que se produz da mesma forma na sociedade. Como o tema sexualidade ainda é pouco discutido na área da educação infantil, ainda prevalecem articulações conceituais do senso comum, que causam embaralhamentos, misturas e confusões. Com isso esse estudo tende a refletir a respeito do tema abordado, do ponto de vista da psicanálise e dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Primeiramente é realizada uma pequena introdução da temática, em seguida dando significado a Gestão Educacional, dando ênfase à gestão Escolar, ao inserir a Educação Infantil abordamos juntamente o tema sexualidade, do ponto de vista da psicanálise, segundo Freud e Foucault, temas transversais e como a mídia aborda esse tema.
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- Gestão Educacional [294]