A influência da motivação na qualidade das organizações
Visualizar/ Abrir
Data
2007-03-30Autor
Pereira, Edneila Aparecida Machado
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Num mundo globalizado como o que se está vivendo, onde não existem limites geográficos e através dos avanços tecnológicos extinguiram-se as distâncias o que viabiliza a produção de conhecimentos e a dissipação desses em tempo real. O conhecimento passa a ser genérico e transfere a responsabilidade do diferencial para as pessoas. A qualidade de produtos e serviços depende da capacidade individual de cada um, mas para que o produto ou serviço final seja de qualidade tem que se decorrer de um processo onde haja sincronia entre todos os envolvidos. A motivação é estudada desde os primórdios da administração e suas teorias são bases para os estudos de hoje, sendo cada vez mais importantes para explicar o comportamento das pessoas e descobrir como influenciar esse comportamento. A importância de fatores motivacionais e sua identificação para que haja qualidade no processo e na preparação de indivíduos, torna-se a forma mais efetiva nos assuntos que envolvem pessoas e seus desempenhos na busca pela qualidade. O presente trabalho tem por objetivo identificar os principais agentes motivacionais, bem como expor sua influência sobre a qualidade de produtos e serviços das organizações. Dessa forma, salienta-se a importância do indivíduo como principal ativo e sua relação nesse processo de qualificação.