Práticas culturais adotadas por uma empresa familiar visionária para perpetuar a ideologia central estudo de caso da expresso medianeira
Fecha
2008-07-22Metadatos
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A partir dos estudos de Collins e Porras (1995) que mostram que as empresas visionárias possuem uma ideologia central fundamental para sua perpetuação, essa pesquisa buscou
analisar as práticas de desenvolvimento humano e de comunicação de uma empresa visionária, a fim de identificar que elementos culturais são utilizados para reforçar sua
ideologia central. Para tanto, foram traçados os seguintes objetivos específicos: examinar os valores básicos responsáveis pelo caráter permanente da empresa em análise, verificar como os valores são institucionalizados, investigar o sistema de comunicação e analisar as práticas de desenvolvimento humano adotadas. O método adotado foi o estudo de caso, aplicado na Expresso Medianeira, uma empresa familiar, do ramo de transporte coletivo urbano,
localizada em Santa Maria, Rio Grande do Sul. Com o emprego de entrevistas, análise de documentos e observação não participante foi possível constatar que os elementos culturais
permeiam o dia-a-dia da organização. Os heróis, ritos, rituais, cerimônias e estórias são dimensões simbólicas que reforçam os valores declarados pela empresa e vivenciados pelos
seus membros. Esses elementos culturais se manifestam através das práticas de comunicação e de desenvolvimento humano que são estrategicamente utilizadas pela Expresso Medianeira, como os eventos, os processos de socialização, de avaliação de desempenho e de recompensas e punições.