Mostrar registro simples

dc.creatorAdams, Jaqueline
dc.date.accessioned2017-04-13
dc.date.available2017-04-13
dc.date.issued2006-04-03
dc.identifier.citationADAMS, Jaqueline. Marketing strategies in co-operative associations - the case of CESMA. 2006. 108 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2006.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/4528
dc.description.abstractMost part of non-profit organizations, like co-operative associations, are not making use of the management science for a better development of their strategies. From a case study, this dissertation presents an analysis of the marketing strategies used by "Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria - CESMA". To manage the research, the Marketing Mix 4 Ps Model was used- product, price, place (distributions) and promotion - what allowed to relate the co-operative association CUf rent strategies, to identify its weakest and strongest topics and the effectiveness and differences between the board' s practice and the needs of the associates. The results of the work indicate that the associates' needs lead to the acquisition of technology, such as computers, accessories and technical instruments (product), that the most important strategy is the lowest price practice (price), that the co-operative must optimize its order and delivery services, linking to the intemet (distribution) and that the communication channels are not satisfactory (promotion).eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCooperativapor
dc.subjectEstratégiapor
dc.subjectMarketingpor
dc.subjectCo-operative associationeng
dc.subjectStrategyeng
dc.subjectMarketingeng
dc.titleEstratégias de marketing em cooperativas - o caso da CESMApor
dc.title.alternativeMarketing strategies in co-operative associations - the case of CESMAeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA maioria das instituições sem fins lucrativos, entre as quais cooperativas de serviços, ainda não utilizam instrumentos das ciências administrativas para uma gestão mais eficiente. A partir de um estudo de caso desenvolvido na Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria, este trabalho apresenta uma análise das estratégias de marketing utilizadas em cooperativas. Para direcionar a investigação, foi utilizada a classificação dos 4Ps do composto de marketing-produto, preço, praça e promoção- o que permitiu relacionar as estratégias atuais da coperativa, identificar seus pontos fracos e fortes e apontar a efetividade e as diferenças entre a prática dos gestores e as necessidades e preferências dos associados da cooperativa. Os resultados do trabalho identificaram que as necessidades dos consumidores estão dirigidas à aquisição de tecnologia, isto é, computadores, acessórios de informática e material técnico (Produto), que a estratégia mais importante é a prática do menor preço possível (Preço), que a cooperativa deve otimizar seus serviços de encomenda e entrega, integrando-se à internet (Praça) e que os canais de comunicação são deficientes (Promoção).por
dc.contributor.advisor1Löbler, Mauri Leodir
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7320669188854401por
dc.contributor.referee1Schmidt, Alberto Souza
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2214080795054032por
dc.contributor.referee2Pereira, Breno Augusto Diniz
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8919338859562451por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7752587564628956por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples