Estratégias de marketing em cooperativas - o caso da CESMA
Fecha
2006-04-03Metadatos
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A maioria das instituições sem fins lucrativos, entre as quais cooperativas de serviços, ainda não utilizam instrumentos das ciências administrativas para uma gestão mais eficiente. A partir de um estudo de caso desenvolvido na Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria, este trabalho apresenta uma análise das estratégias de marketing utilizadas em cooperativas. Para direcionar a investigação, foi utilizada a classificação dos 4Ps do composto de marketing-produto, preço, praça e promoção- o que permitiu relacionar as estratégias atuais da coperativa, identificar seus pontos fracos e fortes e apontar a efetividade e as diferenças entre a prática dos gestores e as necessidades e preferências dos associados da cooperativa. Os resultados do trabalho identificaram que as necessidades dos consumidores estão dirigidas à aquisição de tecnologia, isto é, computadores, acessórios de informática e material técnico (Produto), que a estratégia mais importante é a prática do menor preço possível (Preço), que a cooperativa deve otimizar seus serviços de encomenda e entrega, integrando-se à internet (Praça) e que os canais de comunicação são deficientes (Promoção).