A comunicação no processo de desenvolvimento de software e a satisfação do usuário
Date
2008-09-11Metadata
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A comunicação é fundamental para a troca de experiências, informações e conhecimentos, principalmente no processo de desenvolvimento de software onde os atores envolvidos devem ocupar posição central, de modo que a interação entre
eles proporcione o desenvolvimento satisfatório, atendendo aos requisitos e expectativas dos usuários. Este trabalho tem como objetivos: (1) Verificar se a comunicação no processo de desenvolvimento de software exerce influência na
satisfação dos usuários; (2) Verificar se os requisitos dos usuários foram atendidos pelos desenvolvedores; (3) Analisar os impactos do processo de comunicação entre usuários e desenvolvedores e (4) Verificar se a satisfação dos usuários tem relação com o processo de comunicação. Foi analisada a Empresa desenvolvedora de sistemas GVDASA Software e um de seus clientes que utiliza o software GVcollege. O presente estudo se caracteriza como qualitativo e seu método enquadra-se na tipologia estudo de caso. Como instrumentos de avaliação foram utilizados: Teste Psicológico Inventário de Habilidades Sociais (IHS) para avaliar os índices de
comunicação através do fator F3 Conversação e Desenvoltura Social; entrevistas confirmatória e semi-estruturada para confirmar os resultados do teste e verificar a
forma de atuação, os requisitos e as principais necessidades dos participantes da pesquisa e; questionário de satisfação em relação ao produto final. A amostra foi divida conforma a participação dos atores no processo de desenvolvimento do
sistema em: usuários, clientes e desenvolvedores. Os resultados demonstraram que os requisitos dos usuários foram atendidos em parte, pois algumas solicitações não
foram realizadas no prazo e da forma estabelecida previamente. A comunicação manteve-se equilibrada em relação ao teste psicológico IHS para os grupos
desenvolvedores e usuários. Porém, os clientes apresentaram facilidades de conversação e desenvoltura social. No entanto, o indivíduo-chave, que esteve presente em todas as fases, coletando informações, o relatório de requisitos e
encaminhando-os aos demais desenvolvedores obteve índices muito abaixo da média, o que pode ter comprometido de forma efetiva o produto final. Constatou-se a existência de uma relação entre a satisfação dos usuários com o processo de
comunicação e com o atendimento dos requisitos. As falhas de comunicação ocorridas na fase de desenvolvimento do software ocasionaram problemas visíveis no produto final afetando diretamente a satisfação dos usuários, resultando em
práticas contínuas de correção durante os processos de implantação e manutenção do sistema.