Fatores determinantes do sucesso em programas de educação corporativa a distância
Abstract
O presente estudo tem por objetivo identificar os fatores determinantes do sucesso em
programas de educação corporativa a distância, com base no estudo de caso do
SICREDI, Sistema Cooperativo de Crédito com mais de 10.000 colaboradores e 1.000
unidades no Brasil. O estudo caracteriza-se por ser de natureza descritivoexploratória,
devido a não validação de instrumentos para mensuração dos fatores
críticos de sucesso em educação a distância, sendo eminentemente quantitativo.
Dessa forma, o trabalho em questão buscou, através da aplicação do modelo de
Reeves (1997) e adaptado por Joia (2005), identificar a relação das 10 dimensões
(constructos), com a definição e caracterização das variáveis, com a variável
dependente sucesso (atingimento dos objetivos). Os resultados encontrados
mostraram uma relação de 35% dos fatores Fonte de Motivação, Flexibilidade
Estrutural, Filosofia Pedagógica e Sensibilidade Cultural com a variável dependente
sucesso (atingimento dos objetivos). O trabalho alinha-se com Joia e Costa (2005) no
fator Fonte de Motivação e com Joia e Lima (2007) no fator Filosofia Pedagógica.
Entretanto, as poucas pesquisas realizadas até então com o presente modelo
mostram que os projetos mudam em cada empresa no que se refere aos fatores que
levam ao sucesso das iniciativas de educação a distância. Dessa forma, é necessário,
pelas limitações dos estudos de caso (usados em todas as pesquisas com o modelo),
proceder-se com estudos multi-casos com um número bem maior de organizações e
respondentes, podendo-se então, começar-se a consolidação da teoria acerca dos
fatores chaves do sucesso em educação corporativa a distância.