Avaliação da estratégia e performance: o caso ULBRA-SM
Fecha
2008-12-18Metadatos
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O presente estudo investiga a estratégia e a performance organizacional da Universidade Luterana do Brasil, campus Santa Maria. Com base no entendimento que a comunidade acadêmica é sensível a um conjunto de variáveis essenciais, tais como o aumento da competitividade ocorrido nos últimos anos, em especial o setor de ensino superior, o perfil estratégico é analisado a partir do modelo adaptativo,
segundo a metodologia de Miles e Snow (1978), sendo separado em três problemas: problema Empreendedor, problema Engenharia e problema Administrativo. O modelo de indicadores de performance estruturado por Kelm (2003) foi constituído a partir das perspectivas do balanced scorecard. Para atingir os objetivos, os procedimentos metodológicos envolveram, primeiramente, um conjunto de entrevistas, para definir o perfil estratégico, com o diretor-geral do campus, o
coordenador de extensão, o coordenador de pesquisa, o coordenador pedagógico e, ainda, com os coordenadores dos cursos de Administração, Arquitetura, Fisioterapia, Psicologia, Direito, Estética e Cosmetologia, Educação Física e Sistemas de Informações. Num segundo momento, foi utilizado um instrumento definido por Kelm (2003) e, para uma entrevista semi-estruturada, esse instrumento foi adaptado. Os
resultados foram sistematizados a partir da definição do perfil estratégico analista e da performance organizacional, quando foram identificados fatores de influência na autogestão da instituição.