A internacionalização do Banco do Brasil: produtos e serviços financeiros do Brasil para o mundo
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2010-11-30Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Com a globalização, passou-se a verificar não somente o trânsito de bens. Mas, de uma gama de serviços que, ora podem os acompanhar, ora podem ser oferecidos exclusivamente. Teorias que colocavam o produto como centro de análise passaram, também, a oferecer valiosos insights para o terceiro setor, gerando novas oportunidades de estudo. O enfoque deste trabalho, direcionado aos
serviços financeiros e representado pelo mercado bancário, advém do que se apresenta como tendência, não só na comunidade acadêmica, mas, também, nas transações mundiais da atualidade. Adicionalmente, a gestão estratégica da internacionalização de bancos não vem sendo objeto de
investigação sistemática, especialmente, no Brasil, onde o setor se destaca como um dos que mais atraem a confiança dos investidores externos no País. O sistema bancário nacional é sólido, competitivo, tecnologicamente avançado, moderno e transparente, tornando-se modelo para o
restante do mundo. O Banco do Brasil foi escolhido pelo seu tipo (economia mista), experiência, solidez, marca forte, bem como pela sua contribuição para a história e atualidade do País, tendo concretizado o movimento internacional mais antigo do País o que pode contribuir para um estudo
revelador. Considerando os aspectos mencionados, através do presente estudo de caso, almejou-se conhecer o histórico de internacionalização do Banco do Brasil e entender como ele, uma grande loja de produtos financeiros e serviços, equaliza suas estratégias de padronização global e de adaptação
local no processo de expansão internacional. Em busca de respostas para estas questões, foram entrevistadas, por telefone, pessoas envolvidas diretamente. Para tanto, utilizaram-se questionários semi-estruturados. O desenvolvimento do estudo contou ainda com uma releitura da matriz de análise estratégica de Day (1990), que realça alguns elementos estratégicos que podem ser avaliados no
momento em que uma empresa decidir se deve (e como deve) competir em mercados globais: Orientação Estratégica, Marketing, Operações e Tecnologia, Recursos Humanos e Sustentabilidade. Com base nos resultados, infere-se que a estratégia do banco analisado caracteriza-se como
transnacional, segundo o conceito de Hill (1997). Adicionalmente a esta coleta e análise de dados,
buscou-se levantar a percepção da cúpula diretiva do Banco do Brasil quanto à performance de internacionalização da Instituição, mediante o preenchimento de um questionário, enviado por e-mail. Provavelmente, em decorrência das muitas mudanças recentes ocorridas em função da intensificação do processo, os aspectos avaliados em torno da performance internacional do BB não contaram com
um consenso da direção. Os dados analisados, de modo geral, em documentos, conteúdo e categorias, apontaram que o Banco demonstrou uma lenta expansão internacional ao longo dos cerca de 70 anos de sua trajetória. Mas, atualmente, as metas sofreram um grande impulso. O consenso maior está, de fato, nos esforços direcionados para transformar a Instituição em um banco global.