Formação, atuação profissional e mercado de trabalho em administração: o caso dos egressos do curso de graduação da UFSM
Date
2011-09-13Metadata
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A qualificação do Ensino de Administração exige uma avaliação profunda da
formação que está sendo desenvolvida. Uma avaliação efetiva de um curso superior de
graduação envolve, necessariamente, a análise de seus egressos. O Curso de Graduação
em Administração da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, objeto deste estudo, já
teve a realidade de seus egressos pesquisada. O estudo anterior, Formação de
Administradores e Mercado de Trabalho, foi elaborado por Francisco Schuch Junior, em
1976. Neste contexto, o presente estudo foi realizado juntamente aos alunos egressos do
curso de Administração UFSM formados no período de 2005 a 2009. Os resultados
esperados com a realização desta pesquisa foi o conhecimento da realidade de trabalho de
seus 359 egressos identificando a evolução da carreira, as dificuldades enfrentadas e as
expectativas de educação continuada. Teve como objetivo identificar no mercado os
egressos e analisar as competências profissionais frente a sua formação acadêmica e
quanto o curso contribui para o desenvolvimento das competências que o currículo
pretendia. A estratégia metodológica utilizada nesta pesquisa pode ser caracterizada como
um estudo de caso, quantitativa com abordagem descritiva, já que pretendia estudar e
descrever características da realidade pesquisada. A coleta de dados da pesquisa foi
realizada por meio de dois questionários estruturados. O questionário I foi destinado aos
egressos que estão atuando na profissão e, está dividido em quatro partes. O questionário II
foi dirigido para os egressos que não estavam atuando na profissão contendo dois blocos.
Como principal resultado contatou-se que a maioria dos egressos do curso de
Administração da UFSM não está desempenhando a profissão para a qual foram
preparados ao comparar com o estudo realizado em 1976. Esta constatação pode ser em
decorrência da expressiva expansão das Instituições de Ensino Superior - IES em
Administração no Brasil. Outro motivo do não exercício da profissão, com base nos dados
da pesquisa é o fato da grande maioria dos que não estão exercendo a profissão terem
obtido trabalho em atividade diferente da graduação ou se mantém no emprego que
exerciam antes de concluir o curso. Os resultados apontam ainda o desenvolvimento das
competências sugeridas pelas diretrizes curriculares nacionais propostas para o Curso de
Administração durante a graduação.