Mapeamento de competências docentes: estudo entre acadêmicos de administração
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2011-10-19Metadatos
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As mudanças decorrentes dos novos tempos têm repercussão em todas as instâncias da
vida em sociedade, gerando novas demandas sociais, políticas e consequentemente
educacionais. Em meio ao novo contexto, é de extrema relevância repensar o papel do
educador, os procedimentos acadêmicos e administrativos, bem como a importância da
educação para o mercado de trabalho (NASSIF; HANASHIRO, 2001). O presente estudo teve
como objetivo geral realizar um mapeamento das competências docentes do curso de
Administração da UFSM na percepção de alunos e professores. A pesquisa partiu de um
modelo teórico de Alvarez e Diaz (2004) que mapeava as seguintes competências docentes:
domínio de conteúdo, raciocínio lógico na explicação, relacionamento, organização, métodos
de avaliação, suporte aos alunos, utilização de recursos, motivação, obrigações profissionais,
incentivo à participação em aula e interação teoria-prática. A metodologia utilizada foi uma
pesquisa quantitativa, de cunho descritivo. Quanto aos procedimentos técnicos, foi realizado
um estudo de caso no curso de Administração de uma IES pública. Através da análise dos
resultados de mais de 1130 questionários, contendo uma amostra discente (226 respondentes)
e outra docente (27 respondentes), constatou-se que os professores foram bem avaliados,
obtendo médias bem acima do valor intermediário da escala (2,50). Os resultados mostraram
ainda que, dentre essas competências, as mais importantes e influentes no desempenho
docente de acordo com a percepção dos discentes foram, nesta ordem: domínio de conteúdo,
raciocínio lógico na explicação e suporte aos alunos. Quanto à amostra docente, os resultados
também apontaram o domínio de conteúdo como a competência mais valorizada, seguida de
raciocínio lógico na explicação e incentivo à participação em aula. Assim, foi demonstrado
que existe certo alinhamento na valorização de competências entre docentes e discentes. Entre
as áreas de conhecimento do curso, a área de Ciências Humanas destacou-se por apresentar as
médias mais altas das competências, dentro das 29 varáveis do construto. As menores médias
registradas foram as da área de Marketing.