A influência da inovação verde na busca de vantagem competitiva das empresas dos setores elétrico e eletrônico brasileiro
Resumo
As empresas buscam superar suas concorrentes por meio da criação e sustentação de
vantagens competitivas. A inovação, entendida como a introdução de um novo bem ou
serviço no sistema econômico por meio dos produtores, que educam os consumidores a
buscarem coisas novas que diferem daquelas já existentes no mercado (SCHUMPETER,
1989) configura-se como um dos mais importantes meios para alcançar vantagem frente às
rivais. Aliado a isso, a necessidade de preservação dos recursos naturais e o apelo ambiental
crescente dos últimos anos tem motivado as organizações a pensarem de maneira verde
durante os processos e fabricação de seus bens ou serviços. Inserido nesse cenário, a presente
pesquisa teve por objetivo verificar como a adoção de inovações verdes influencia na
obtenção de vantagem competitiva das empresas dos setores elétrico e eletrônico brasileiro.
De natureza quantitativa/descritiva, o estudo adotou o modelo conceitual proposto por Chen,
Lai e Wen (2006), onde são apresentadas duas hipóteses de investigação: (H1) a inovação de
produtos verdes afeta positivamente a busca por vantagem competitiva das organizações e
(H2) a inovação de processos verdes afeta positivamente a busca por vantagem competitiva
das organizações. Utilizando como população-alvo as empresas vinculadas à Associação
Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE), a amostra foi composta por 113
organizações que representaram 20,62% dessa população. A coleta de dados ocorreu entre os
meses de Outubro a Dezembro de 2011, por meio de questionário do tipo Likert, com escala
de cinco pontos. Os resultados apontaram que o nível de adoção de práticas inovativas verdes,
bem como de fatores que conduzem à vantagem competitiva entre as empresas participantes é
elevado, uma vez que todas as variáveis mensuradas apresentaram médias acima do ponto
intermediário da escala (3,00). Também constatou-se, por meio da Análise de Regressão, que
a relação entre a inovação de produtos verdes e a obtenção de vantagem competitiva, bem
como a relação entre a inovação de processos verdes e a obtenção de vantagem competitiva é
considerada significativa, mas ao nível moderado, já que o valor encontrado de R2 foi de
0,274, indicando que 27,4% da variação da vantagem competitiva podem ser explicados a
partir da inovação verde. Assim, verificou-se que tanto a inovação de produtos verdes quanto
a inovação de processos verdes afetam positivamente a busca por vantagem competitiva,
sendo que as inovações de processos com maior intensidade.