Atitude empreendedora e competência social: uma análise com empreendedores individuais e sociais
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2012-05-11Metadatos
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O empreendedorismo vem se consolidando como um dos pilares para o
desenvolvimento do país, por meio da geração de renda e empregos para a
população. No entanto, o empreendedorismo não está centrado somente no mundo
dos negócios. No contexto atual emerge uma nova vertente de empreendedorismo,
conhecida como empreendedorismo social, cujo foco principal é a missão social.
Dessa forma, a competência social também deve fazer parte do perfil dos
empreendedores, tanto individuais quanto sociais para que possam desenvolver
relacionamentos cooperativos de trabalho. Inserido neste contexto, o presente
estudo teve o propósito de identificar a relação entre a atitude empreendedora e a
competência social na percepção de empreendedores individuais e sociais. Para
tanto foi realizada uma pesquisa de caráter descritivo com uma abordagem
quantitativa. A população foi composta por 136 gestores de empresas associados na
Associação de Jovens Empreendedores Santa Maria e 36 gestores das
organizações sociais cadastradas na Organização Parceiros Voluntários, aos quais
foi aplicado um questionário estruturado a partir do modelo proposto por Lopez
Junior e Souza em 2005, denominado Instrumento de Mensuração da Atitude
Empreendedora (IMAE). O segundo modelo abordou questões relacionadas à
competência social definidas por Baron e Shane (2007). Foram realizadas análises
estatísticas descritivas como distribuição de freqüências, Correlação de Pearson e o
Teste não Paramétrico de Mann- Whitney. Os resultados apontaram que o principal
motivo para a escolha da atividade empreendedora entre os empreendedores
individuais foi a influência familiar e o segundo motivo foi a convivência com outro
empreendedor, enquanto que para os empreendedores sociais a necessidade de
ajudar comunidade/pessoas necessitadas e a convivência com outro empreendedor,
foram os principais motivos. As análises referentes a Correlação de Pearson
indicaram correlações positivas entre todas as dimensões da atitude
empreendedora, assim como para a competência social. Ao comparar os dois
grupos pesquisados por meio do Teste Mann- Whitney, os resultados apontaram a
existência de uma diferença significativa entre os empreendedores individuais e
sociais na dimensão social. As demais dimensões apresentaram resultados
estatisticamente não significativos para os dois grupos, bem como a competência
social.