Diferentes formas de ver o dinheiro: a ótica dos jovens que vem estudar em Santa Maria.
Abstract
A conversibilidade que o dinheiro possibilita, faz dele um objeto concomitantemente universal,
presente em todos os momentos da vida econômica cotidiana e que esta constitui parte significativa
da vida social (MOREIRA, 2000). Assim, neste trabalho, busca-se entender o comportamento
financeiro dos jovens que se mudam para Santa Maria, RS, Brasil com o intuito de estudar e assim
sendo se vêem em um maior contato com finanças pessoais pela distância de suas famílias. O
presente estudo se caracteriza como uma pesquisa descritiva e quantitativa, sendo a amostra
estudada a população de jovens graduandos naturais de outras cidades que freqüentam cursos de
graduação, utilizando para isso questionários baseados na Escala de Significado do dinheiro de
Schwartz (1992) adaptada por Moreira (2000). Foram obtidos 500 questionários para aplicar as
técnicas de análise. Foi utilizada a Análise Fatorial e a modelagem de Equações Estruturais. Outros
testes também foram usados para determinar a adequação do modelo e aprofundar os resultados,
como por exemplo: o teste de esfericidade de Bartlett, teste Kaiser-Meyer-Olkin (KMO), entre outros.
Os resultados mostraram 10 fatores: conflito , poder positivo , progresso , prazer , cultura , poder
negativo , desapego , sofrimento , generosidade e estabilidade . O fator conflito conseguiu explicar
12,65% da variância e o fator poder positivo explicou 9,13% da variância. A maior média foi
apresentada pelo fator estabilidade com 3,84 enquanto a menor média foi relacionada ao fator
sofrimento 2,68.