Orientação para a aprendizagem, gestão por competências e comprometimento organizacional nas instituições de ensino superior
Abstract
A sociedade encontra-se em um período de transição entre a era industrial e a do conhecimento, onde este passa a ser um dos recursos mais importantes para as nações. Frente a isso, as Instituições de Ensino Superior (IES) possuem papel preponderante no novo cenário econômico, em virtude da formação do profissional que irá atuar na economia. Esse estudo tem como objetivo averiguar a existência de diferenças na orientação para aprendizagem, para competências e o comprometimento organizacional dos gestores das Instituições de Ensino Superior de Santa Maria RS, pois é importante que os profissionais da área de educação estejam em constante aprendizado, desenvolvendo suas competências para dar maior qualidade aos programas de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos na academia, além de serem incentivados e apoiados por seus líderes. Para atingir esse objetivo foi aplicado, para os coordenadores dos cursos de graduação, um questionário estruturado que contemplou todos os construtos do estudo e buscou caracterizar, de forma descritiva, os gestores desses cursos em sua respectiva IES. A análise dos dados se deu pela estatística descritiva e pela prova U, teste de significância não-paramétrico. Constatou-se que as IES de Santa Maria (RS) estão orientadas para a aprendizagem organizacional e para competências, além disso, os gestores dos cursos de graduação dessas IES estão comprometidos de forma calculativa, normativa e afetiva. No entanto, as IES apresentam diferenças significativas em determinadas variáveis de todos os construtos estudados. As diferenças podem ser explicadas pela forma de ingresso do docente na instituição, pelo regime de trabalho, pela estrutura organizacional, pelas políticas de escolha dos gestores dos cursos de graduação, entre outros fatores.