Maturidade do alinhamento entre planejamento estratégico e tecnologia da informação em duas instituições federais de ensino superior

View/ Open
Date
2012-11-28Segundo membro da banca
Simoneto, Eugênio de Oliveira
Metadata
Show full item recordAbstract
O alinhamento estratégico em uma organização refere-se à adequação e integração
funcional entre ambientes externo e interno para desenvolver as capacidades e
maximizar a performance organizacional. Nesse trabalho, foi utilizado o modelo de
análise da maturidade do alinhamento estratégico de Luftman (2000), que avalia o
relacionamento da área de TI com a área de planejamento através de uma escala de
cinco níveis, tendo como base seis critérios: comunicação, métricas, governança,
parcerias, tecnologia e recursos humanos. Segundo esse autor, quanto mais forte a
integração entre as áreas, mais alto o nível de maturidade do alinhamento. Optou-se
realizar esse estudo em duas Instituições Federais de Ensino Superior do interior do
estado do RS visto que as mesmas apresentam contextos distintos, sendo que uma
foi fundada em 1960 e possui seus processos já estruturados e a outra foi instituída
em 2005, passando atualmente pelo processo de elaboração e consolidação de
seus processos. Partindo-se desse contexto, foi estipulado como objetivo da
dissertação, identificar o nível de maturidade do alinhamento entre PE e TI nas duas
IFES. Para atingir esse objetivo, optou-se por utilizar o método de estudo de casos
múltiplos, através de uma investigação qualitativa de natureza descritiva. Os
resultados obtidos levaram à identificação de níveis diferenciados de maturidade do
alinhamento nas instituições, tendo a instituição com maior tempo de fundação e
com processos mais estabelecidos atingido um nível maior de maturidade em
relação a instituição com menor tempo de fundação e com processos em fase de
consolidação.