Interação universidade-empresa: o caso da Universidade Federal de Santa Maria
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2013-02-28Metadatos
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A interação entre o setor acadêmico e empresarial torna-se cada vez mais um dos principais
mecanismos para transformar conhecimento em inovação. Este estudo buscou avaliar o
processo de interação universidade-empresa na Universidade Federal de Santa Maria e sua
contribuição para o desenvolvimento das empresas e grupos de pesquisa envolvidos. Buscouse
avaliar esta contribuição por meio da perspectiva acadêmica e empresarial. Na perspectiva
acadêmica, o estudo foi realizado junto a grupos de pesquisa que mantêm interação com o
setor produtivo entre as suas atividades. No âmbito empresarial, foram investigadas empresas
que mantêm colaboração com a universidade. O procedimento metodológico utilizado
compreendeu uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório. Foram entrevistados quatro
diretores de empresas e quatro líderes de grupos de pesquisa, representando três empresas e
três grupos de pesquisa. A avaliação das interações utilizou quatro dimensões: perfil, processo,
fatores estruturais e resultados. Estas dimensões foram utilizadas tanto no âmbito acadêmico
quanto no empresarial. Os resultados evidenciaram que a principal contribuição na
perspectiva empresarial foi a inovação em produtos e processos. Em relação à
competitividade, a cooperação teve influência menos perceptível e indireta. Com relação à
sustentabilidade, a contribuição acadêmica foi praticamente inexistente. Na perspectiva da
universidade, a interação mostrou benefícios em todas as partes do tripé acadêmico
fundamental - ensino, pesquisa e extensão - além de benefícios em infraestrutura. Porém, do
ponto de vista da inovação, apenas um dos grupos de pesquisa evidenciou resultados de cunho
tecnológico. De forma geral, verificou-se que a interação de pesquisadores da universidade
com o setor produtivo contribui para o desenvolvimento da universidade e das empresas.