Superando a liability of outsidership na china: a experiência das empresas brasileiras no desenvolvimento do guanxi
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2013-03-01Metadatos
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À luz das discussões sobre internacionalização de empresas e os desafios inerentes à este processo, diversas teorias emergiram buscando compreender os fatores críticos para o sucesso das organizações no mercado estrangeiro. Uma recente abordagem teórica defende que as principais barreiras no processo de internacionalização estão relacionadas ao ônus de estar fora das redes de relacionamento internacionais, ou seja, enfrentam a chamada liability of outsidership. Considerando a relevância da China para a balança comercial do Brasil, a presença de 44,4% das multinacionais brasileiras na Ásia, e a complexidade das relações de negócios na China (guanxi), este estudo se propôs a investigar como as empresas brasileiras que operam na China desenvolvem guanxi como meio de superar a liability of outsidership. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa de caráter descritivo e natureza qualitativa, sendo realizado um estudo de casos múltiplos em quatro empresas brasileiras que atuam no setor de serviços, sendo dois escritórios de advocacia e duas tradings, que possuem filial na China. As unidades de observação compreenderam os profissionais que possuíam mais experiência na condução dos negócios da empresa com a China. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semi-estruturadas exploradas em profundidade. Para o tratamento dos dados, optou-se pela análise de conteúdo, com o auxílio do software NVivo 8.0. Os resultados obtidos identificaram: (1) as motivações das empresas na internacionalização para a China; (2) as dificuldades enfrentadas decorrentes da liability of outsidership; (3) a importância e os benefícios do guanxi; (4) as atividades realizadas para o desenvolvimento do guanxi; e (5) a experiência das empresas no desenvolvimento do guanxi à luz do modelo de Chen e Chen (2004). Espera-se que este trabalho contribua para geração de conhecimento sobre a internacionalização das empresas brasileiras para a China.