Análise da influência da educação financeira nos vieses comportamentais framing, contabilidade mental e aversão à perda
Resumo
O trabalho objetiva verificar a influência da educação financeira nos vieses
comportamentais framing, contabilidade mental e aversão à perda. Para tanto, elaborou-se um
questionário envolvendo a identificação da educação financeira e dos três vieses
comportamentais. A aplicação do instrumento de pesquisa foi realizada em três grupos
amostrais de alunos de graduação da Universidade Federal de Santa Maria, previamente
classificados como alto, intermediário e baixo nível de educação financeira. Os grupos
caracterizados como baixo e intermediário nível de educação financeira confirmaram sua
classificação, e o grupo considerado como alto nível, apresentou o grau intermediário. O
efeito framing foi verificado apenas no grupo de baixo nível de educação financeira; a
contabilidade mental, em todos os grupos, no entanto de forma menos expressiva no grupo de
alto grau de educação financeira; e a aversão à perda mostrou-se presente igualmente para os
três grupos. No entanto, através de um exame individual para todos respondentes da amostra,
realizado por meio da análise de correspondência, detectou-se que a presença dos vieses
comportamentais é verificada em maior quantidade no grupo de baixo nível de educação
financeira.