A utilização das ferramentas de marketing on- line: um estudo com os mestrandos em administração das universidades federais brasileiras
Fecha
2005-09-01Metadatos
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Este trabalho apresenta um estudo sobre a utilização das ferramentas de marketing on- line pelos mestrandos em administração das universidades federais brasileiras, ressaltando a importância de tais ferramentas para a
construção de um relacionamento entre as instituições e esses públicos em específico. Por meio da pesquisa, procurou- se investigar o comportamento do mestrando na Internet , sua preferência em relação às diferentes ferramentas
disponibilizadas e quais os atributos das mesmas que ele julga mais importantes. O marketing on- line é visto como um conjunto de atividades que se utilizam de comunicações eletrônicas para divulgar e promover a organização, estabelecendo uma interatividade com o cliente e, assim,
atendendo suas necessidades de forma adequada. A adoção de ferramentas eletrônicas por tal tipo de marketing oferece precisão, conveniência e rapidez no momento de buscar o conhecimento do usuário on- line . Nesse sentido, a
pesquisa realizada revelou que o mestrando já possui um contato com a Internet superior a seis anos, demonstrando uma proximidade com essa tecnologia. Ferramentas como e- mail e web site são, constantemente, utilizadas, apontando para uma maior preferência; seguidas pela newsletter ,
grupos de discussão por e- mail , fórum de discussão on- line e chats , respectivamente. Entre os atributos de tais ferramentas, apontados como muito importantes, estão a agilidade, a informação, a confiança, a segurança, a credibilidade e funcionalidade. Por fim, é necessário acrescentar que o trabalho está dividido em seis capítulos tratando respectivamente de: revisão da literatura (Tecnologia da Internet ; Discussão e retrospectiva do marketing ; O marketing eletrônico; O relacionamento com o cliente); de aspectos metodológicos (Formulação do problema; Delineamento da pesquisa; Seleção da amostra; Plano, instrumento e análise de dados; Limitações da pesquisa); da apresentação e análise dos dados; da conclusão e das contribuições e considerações da autora sobre a pesquisa realizada.