Relação entre o modelo de gestão de pessoas agency-community com os tipos de vínculos comprometimento e entrincheiramento organizacional
Resumo
Este trabalho foi desenvolvido com o propósito de identificar a influência do comprometimento e do entrincheiramento organizacionais, bem como sua relação com o modelo de gestão de pessoas agency-community. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de caráter descritivo, valendo-se de metodologias quantitativas. A amostra da pesquisa foi composta por 268 servidores técnico-administrativos de uma Instituição Federal de Ensino Superior, aos quais foi aplicado um questionário elaborado a partir do modelo de avaliação de Comprometimento e Entrincheiramento Organizacionais proposto por Bastos et al (2008) e do modelo de gestão de pessoas agency-community proposto por Rousseau e Arthur (1999). Os dados obtidos foram analisados por meio de softwares Windows Excel , SPSS 18 e SAS 9 . Foram realizadas estatísticas descritivas simples, correlações, testes de Shapiro-Wilk e de Kruskal-Wallis. Identificaram-se correlações positivas entre as dimensões de comprometimento e correlações positivas entre as dimensões de entrincheiramento. Também foram encontradas correlações positivas entre o modelo de gestão de pessoas community com o comprometimento afetivo e correlações positivas entre o modelo de gestão de pessoas agency com o comprometimento normativo e o entrincheiramento Ajustamento à Posição Social e Limitação de Alternativas . Os resultados obtidos mostram que a base predominante dos colaboradores é a afetiva seguida da instrumental, sendo que percebem a existência de práticas community nas ações de gestão na Organização. Apesar das práticas de gestão agency não serem predominantes na percepção dos colaboradores, estes princípios e práticas são importantes quando relacionadas a objetivos pessoais, ao conceito de si, a necessidade do empregado ser visto na sua individualidade, com expectativas e sentimentos. Baseando-se nos resultados, percebe-se que a Instituição tem um imenso significado para os servidores, eles se interessam pelo destino dela e sentem-se orgulhosos em revelar às pessoas que são parte da Instituição em que trabalham. O maior medo de deixar a Organização estaria ligado às perdas de vantagens financeiras e à estabilidade. A pesquisa atribui que, um dos principais fatores para que a dimensão do comprometimento afetivo identifique o vínculo mais forte junto a amostra estudada é a forma como os gestores pensam e conduzem a Organização, considerando a estrutura organizacional e as pessoas. O comprometimento das pessoas para com as atividades que desempenham; a aceitação aos valores da organização, associados à aplicação de práticas de gestão agency e community pode representar no âmbito da gestão da UFSM o direcionamento do esforço humano para o alcance dos objetivos organizacionais, levando em conta os objetivos pessoais, sentimento de responsabilidades individuais e coletivas.