A valorização do patrimônio sócio-histórico-cultural na gestão das escolas do município de Mata
Abstract
O Presente trabalho tem como objetivo pesquisar quais os conteúdos referentes à valorização do patrimônio sócio-histórico-cultural de Mata são trabalhados nas escolas, com o objetivo de saber o que os alunos que concluem o Ensino Fundamental sabem sobre o mesmo, e que tudo retorne ao município como valorização dos mesmos pelo patrimônio aqui existente. A metodologia utilizada para essa pesquisa teve abordagem qualitativa, com características de estudo de caso. Para tanto, após a construção de um referencial teórico sobre a importância do patrimônio cultural na vida de um povo, foi realizada uma pesquisa no Projeto Político-Pedagógico (PPP) das escolas, utilizando um questionário com os alunos da 4ª série do Ensino Fundamental, e os alunos do lº ano do Ensino Médio, assim como com professores de três (3) Escolas Municipais. Também realizamos uma entrevista com um ex-prefeito, do ano de 1980, época em que foi assinado um convênio entre a Prefeitura Municipal e a UFSM, visando constatar os benefícios que o mesmo trouxe ao povo matense. Confirma-se, após os dados analisados que em termo de conteúdos desenvolvidos fica muito a desejar, principalmente por falta de preparo dos profissionais que atuam no município; deve-se isso ao fato de que atuam profissionais que não residem no mesmo.
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- Gestão Educacional [298]